Dom Gorgônio nomeia Pe. Luiz Paulo Braga como novo Chanceler do Bispado

Na última quinta-feira (06), o Bispo Diocesano, Dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto, emitiu a nomeação e provisão do novo Chanceler do Bispado. A partir da data, Padre Luiz Paulo Batista Braga, passa exercer a função que, até então, estava sendo executada por Padre André Luiz Garcia.

O Bispo manifesta seus agradecimentos ao Padre André pelo serviço prestado e deseja boas vindas ao novo Chanceler, Padre Luiz Paulo, que exerce sua função como Pároco na Paróquia Nossa Senhora Aparecida em Itapetininga.

As funções e deveres da Chancelaria são definidos pelo Código de Direito Canônico nos cânones 482-491. O Chanceler é o notário e secretário da Cúria sendo responsável por preparar provisões, decretos, portarias, atas, processos de ordenações, documentos sacerdotais, consultas, e por despachar os atos do Bispo. Ainda, nos atos da Cúria, com efeito jurídico, emanados e assinados pelo Bispo, o Chanceler certifica assinando conjuntamente.

A Chancelaria também é responsável por: organizar e tutelar o arquivo diocesano; anualmente, editar o catálogo diocesano; recolher dados estatísticos das paróquias, instituições e organismos da igreja presente na diocese e transmiti-los à Santa Sé para compor a Estatística anual da Igreja Católica no mundo, entre outras atribuições.

Nomeação e Provisão Chanceler 2021