Dom Gorgônio participa da 59ª Assembleia Geral da CNBB

O Bispo Diocesano, Dom Gorgônio, está participando da 59ª Assembleia Ordinária dos Bispos do Brasil, que pelo segundo ano consecutivo acontece de forma virtual. A reunião teve início nesta segunda-feira (25) e segue até a próxima quinta-feira (29).

Participam do evento: Cardeais, Arcebispos, Bispos Diocesanos e Auxiliares, Coadjutores, além dos Bispos Eméritos e representantes de organismos e pastorais da Igreja.

A 59ª Assembleia tem como tema central a “Igreja Sinodal – Comunhão, Participação e Missão”, em sintonia com o processo do Sínodo 2021-2023, convocado pelo Papa Francisco.

O encontro terá seis temas prioritários, entre eles o relatório anual do Presidente, o informe econômico e assuntos das Comissões Episcopais para a Liturgia, para a Tradução dos Textos Litúrgicos (CETEL) e para a Doutrina da Fé (CEPDF).

Outros 30 temas estão na pauta desta etapa virtual da 59ª Assembleia Geral da CNBB. São assuntos de estudo, comunicações, análises de conjuntura e os temas que não exigem votações presenciais do episcopado brasileiro.

Será também nesta primeira etapa que os bispos se ocuparão de preparar as mensagens ao Papa, ao prefeito da Congregação para os Bispos e ao povo brasileiro.

A segunda etapa da Assembleia, acontece de forma presencial no Santuário Nacional de Aparecida entre os dias 29 de agosto a 2 setembro de 2022 e marcará o reencontro do episcopado depois de três anos do encontro anterior, em 2019. Nela, serão priorizados os assuntos que o Estatuto da CNBB e o Direito Canônico exigem presencialidade para votação, como por exemplo a aprovação da terceira edição do Missal e do novo Estatuto da CNBB.

Acompanhe e esteja em comunhão diariamente, a CNBB vai transmitir as missas da Assembleia, pelas redes sociais, às 7h.

Primeira etapa do encontro acontece de forma virtual pela plataforma Zoon