Estiveram reunidos na manhã deste último sábado (25) na cidade de Aparecida, os agentes da Pastoral da Pessoa Idosa que atuam no estado de São Paulo. O encontro marca as comemorações dos 10 anos da Pastoral no país.
Cerca de 600 pessoas participaram do encontro que teve inicio as 9h com a celebração da Santa Missa, presidida pelo nosso Bispo Diocesano Dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto e concelebrada pelo Abade Cisterciense da Abadia Nossa Senhora de São Bernardo, de São José do Rio Pardo (SP), Dom Abade Paulo Celso Demartini.
Participou também do encontro a Coordenadora Nacional da Pastoral, Irmã Terezinha Tortelli. Ao final da celebração, agentes da pastoral participaram da entronização da Imagem de Nossa Senhora Aparecida e, com a consagração à Rainha e Padroeira do Brasil, entregaram seu esforço pastoral em vista de uma vida mais digna para todos os idosos.
Após a Santa Missa, os agentes participaram da palestra conduzida pelo Bispo Dom Gorgônio, onde frisou a importância da Pastoral , como um gesto de amor e caridade com os idosos, que muitas vezes são excluídos e abandonados. A Pastoral tem como missão promover a integração e a valorização dessas pessoas e incentivar as famílias a cuidarem bem dos nossos idosos. Citou também que somente o amor de Cristo nos leva ao encontro desses irmãos.
Pastoral da Pessoas Idosa – 10 anos
A Pastoral da Pessoa Idosa foi fundada pela doutora Zilda Arns no dia 5 de novembro de 2004. Neste ano, em todo o país, diversas atividades reúnem os agentes para celebrar a trajetória alcançada pela pastoral nos últimos 10 anos. Com a celebração, a pastoral visa ampliar a visibilidade do trabalho voluntário dos milhares de colaboradores que se dedicam à causa. A pastoral é um organismo vinculado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
A Pastoral da Pessoa Idosa tem por objetivo assegurar a dignidade e a valorização integral das pessoas idosas, através da promoção humana e espiritual, respeitando seus direitos, num processo educativo de formação continuada destas, de suas famílias e de suas comunidades, sem distinção de raça, cor, profissão, nacionalidade, sexo, credo religioso ou político, para que as famílias e as comunidades possam conviver respeitosamente com as pessoas idosas, protagonistas de sua auto-realização.
Conheça o trabalho da pastoral no site: www.pastoraldapessoaidosa.org.br



