DOM GORGÔNIO PARTICIPA DA ROMARIA PELOS 10 ANOS DA PASTORAL DO IDOSO

Estiveram reunidos na manhã deste último sábado (25) na cidade de Aparecida, os agentes da Pastoral da Pessoa Idosa que atuam no estado de São Paulo. O encontro marca as comemorações dos 10 anos da Pastoral no país.

Cerca de 600 pessoas participaram do encontro que teve inicio as 9h com a celebração da Santa Missa, presidida pelo nosso Bispo Diocesano Dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto e concelebrada pelo Abade Cisterciense da Abadia Nossa Senhora de São Bernardo, de São José do Rio Pardo (SP), Dom Abade Paulo Celso Demartini.

Participou também do encontro a Coordenadora Nacional da Pastoral, Irmã Terezinha Tortelli. Ao final da celebração, agentes da pastoral participaram da entronização da Imagem de Nossa Senhora Aparecida e, com a consagração à Rainha e Padroeira do Brasil, entregaram seu esforço pastoral em vista de uma vida mais digna para todos os idosos.

Após a Santa Missa, os agentes participaram da palestra conduzida pelo Bispo Dom Gorgônio, onde frisou a importância da Pastoral , como um gesto de amor e caridade com os idosos, que muitas vezes são excluídos e abandonados. A Pastoral tem como missão promover a integração e a valorização dessas pessoas e incentivar as famílias a cuidarem bem dos nossos idosos. Citou também que somente o amor de Cristo nos leva ao encontro desses irmãos.

Pastoral  da Pessoas Idosa – 10 anos

A Pastoral da Pessoa Idosa foi fundada pela doutora Zilda Arns no dia 5 de novembro de 2004. Neste ano, em todo o país, diversas atividades reúnem os agentes para celebrar a trajetória alcançada pela pastoral nos últimos 10 anos. Com a celebração, a pastoral visa ampliar a visibilidade do trabalho voluntário dos milhares de colaboradores que se dedicam à causa. A pastoral é um organismo vinculado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

A Pastoral da Pessoa Idosa tem por objetivo assegurar a dignidade e a valorização integral das pessoas idosas, através da promoção humana e espiritual, respeitando seus direitos, num processo educativo de formação continuada destas, de suas famílias e de suas comunidades, sem distinção de raça, cor, profissão, nacionalidade, sexo, credo religioso ou político, para que as famílias e as comunidades possam conviver respeitosamente com as pessoas idosas, protagonistas de sua auto-realização.

Conheça o trabalho da pastoral no site: www.pastoraldapessoaidosa.org.br

dom2
Basílica de Aparecida estava lotada de fiéis
dom3
Dom Gorgônio cumprimenta agentes da Pastoral
IMG-20141027-WA0003
cerca de 600 pessoas participaram do encontro (Foto Sandra Moresco)
IMG-20141027-WA0004
Dom Gorgônio e Irmã Terezinha (Foto Sandra Moresco)