Dom Gorgônio participa de inauguração de anfiteatro que leva seu nome em Fartura /SP

Na manhã desta última quinta-feira ( 17), o  Bispo da Diocese de Itapetininga,  Dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto, esteve no município de  Fartura/SP, para participar do ato solene  de inauguração de  um anfiteatro na qual recebeu o seu nome.

O anfiteatro fica nas dependências da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Miguel de Góes Vieira, localizada no bairro Vila Nossa Senhora de Fátima, em Fartura/SP, cidade natal de Dom Gorgônio. Devido a pandemia, a cerimônia aconteceu de forma restrita,  participando apenas autoridades, direção da escola e familiares do homenageado.

O projeto foi aprovado pela Prefeitura Municipal em parceria com o Poder Legislativo, na 9ª  Sessão Ordinária da Câmara Municipal, onde os vereadores aprovaram por unanimidade o projeto de lei que denomina o nome do anfiteatro “Dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto”, uma forma de homenagear em vida o Bispo nascido na cidade.

Dom Gorgônio cuidou de muitas crianças na Casa dos Menores, que chegou a ter 120 internos, era uma época difícil e ele atendeu e acolheu essas crianças com muito carinho, então vale destacar que é uma grande pessoa, um grande nome, altruísta e que sempre pensou em ajudar o próximo”, comenta vereador Décio Martins.

O Bispo Diocesano, Dom Gorgônio fez uso da palavra e  agradeceu a todos os envolvidos  que lhe prestaram essa homenagem.

O novo espaço deverá ser utilizado para diversos eventos como apresentações escolares, atos cívicos, palestras e peças de teatro.

O ANFITEATRO

As obras do anfiteatro da Escola Professor Miguel de Góes Vieira, na Vila Nossa Senhora de Fátima, em Fartura, foi iniciada em agosto de 2019. Segundo a arquiteta da Prefeitura, Mércia Calegari, o anfiteatro foi projetado dentro das normas ABNT 9050.

Projeto da obra do anfiteatro

A construção de 439,49 m² possui dois vestiários (masculino e feminino) para uso dos alunos, um depósito, um auditório com capacidade para 260 pessoas, projetadas para que todos tenham a mesma visão do palco, forro de gesso, sala de sonorização, sanitários masculino e feminino, sanitários para pessoas de necessidades especiais, rampas de acesso, revestimento do piso em vinílico, padrão madeira, ar condicionado, corrimão, iluminação adequada para o ambiente.

HOMENAGEADO

Dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto nasceu em 17 de setembro de 1949, no bairro Caieira, no Município de Fartura, e iniciou sua primeira profissão religiosa, na Ordem Teatina, na Igreja Matriz de Fartura, em 1967, sendo Ordenado Presbítero, na mesma Igreja, no ano de 1974.

Durante vinte anos, exerceu o cargo de Presidente da Sociedade dos Padres Teatinos, dirigindo pessoalmente a Casa dos Menores de Fartura, entidade que acolhia crianças abandonadas. Seu trabalho frente à Casa dos Menores foi tido como exemplar e Dom Gorgônio foi considerado como um pai pelas crianças e adolescentes que foram acolhidos pela entidade.

Também foi sócio fundador da Rádio “A Voz do Vale”, a qual está ativa até hoje no Município de Fartura, levando entretenimento e informação aos ouvintes.

Por cerca de vinte anos foi pároco da Paróquia Nossa Senhora das Dores, de Fartura, onde permaneceu até sua nomeação como primeiro Bispo Diocesano de Itapetininga.