Notícia Destaque Notícias da Diocese

Dom Gorgônio participa de inauguração de anfiteatro que leva seu nome em Fartura /SP

Na manhã desta última quinta-feira ( 17), o  Bispo da Diocese de Itapetininga,  Dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto, esteve no município de  Fartura/SP, para participar do ato solene  de inauguração de  um anfiteatro na qual recebeu o seu nome.

O anfiteatro fica nas dependências da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Miguel de Góes Vieira, localizada no bairro Vila Nossa Senhora de Fátima, em Fartura/SP, cidade natal de Dom Gorgônio. Devido a pandemia, a cerimônia aconteceu de forma restrita,  participando apenas autoridades, direção da escola e familiares do homenageado.

O projeto foi aprovado pela Prefeitura Municipal em parceria com o Poder Legislativo, na 9ª  Sessão Ordinária da Câmara Municipal, onde os vereadores aprovaram por unanimidade o projeto de lei que denomina o nome do anfiteatro “Dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto”, uma forma de homenagear em vida o Bispo nascido na cidade.

Dom Gorgônio cuidou de muitas crianças na Casa dos Menores, que chegou a ter 120 internos, era uma época difícil e ele atendeu e acolheu essas crianças com muito carinho, então vale destacar que é uma grande pessoa, um grande nome, altruísta e que sempre pensou em ajudar o próximo”, comenta vereador Décio Martins.

O Bispo Diocesano, Dom Gorgônio fez uso da palavra e  agradeceu a todos os envolvidos  que lhe prestaram essa homenagem.

O novo espaço deverá ser utilizado para diversos eventos como apresentações escolares, atos cívicos, palestras e peças de teatro.

O ANFITEATRO

As obras do anfiteatro da Escola Professor Miguel de Góes Vieira, na Vila Nossa Senhora de Fátima, em Fartura, foi iniciada em agosto de 2019. Segundo a arquiteta da Prefeitura, Mércia Calegari, o anfiteatro foi projetado dentro das normas ABNT 9050.

Projeto da obra do anfiteatro

A construção de 439,49 m² possui dois vestiários (masculino e feminino) para uso dos alunos, um depósito, um auditório com capacidade para 260 pessoas, projetadas para que todos tenham a mesma visão do palco, forro de gesso, sala de sonorização, sanitários masculino e feminino, sanitários para pessoas de necessidades especiais, rampas de acesso, revestimento do piso em vinílico, padrão madeira, ar condicionado, corrimão, iluminação adequada para o ambiente.

HOMENAGEADO

Dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto nasceu em 17 de setembro de 1949, no bairro Caieira, no Município de Fartura, e iniciou sua primeira profissão religiosa, na Ordem Teatina, na Igreja Matriz de Fartura, em 1967, sendo Ordenado Presbítero, na mesma Igreja, no ano de 1974.

Durante vinte anos, exerceu o cargo de Presidente da Sociedade dos Padres Teatinos, dirigindo pessoalmente a Casa dos Menores de Fartura, entidade que acolhia crianças abandonadas. Seu trabalho frente à Casa dos Menores foi tido como exemplar e Dom Gorgônio foi considerado como um pai pelas crianças e adolescentes que foram acolhidos pela entidade.

Também foi sócio fundador da Rádio “A Voz do Vale”, a qual está ativa até hoje no Município de Fartura, levando entretenimento e informação aos ouvintes.

Por cerca de vinte anos foi pároco da Paróquia Nossa Senhora das Dores, de Fartura, onde permaneceu até sua nomeação como primeiro Bispo Diocesano de Itapetininga.

Dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto