Dom Gorgônio presidirá Missa de Instalação de Basílica de São Miguel Arcanjo

No próximo sábado (1/09), Dom Gorgônio presidirá a Missa de Instalação da Basílica de São Miguel Arcanjo. A celebração tem início às 15h e contará com a presença de Dom Júlio Endi Akamine, Arcebispo de Sorocaba e, de Dom Arnaldo Carvalheiro Neto, bispo de Itapeva, além do padre camiliano Luís Armando. “Estamos recebendo confirmação de presença também de vários Sacerdotes de nossa diocese e de outras regiões, bem como de Diáconos. Sabemos também que, estarão presentes muitos fieis e devotos do Arcanjo para esta solenidade”, conta Pe. Márcio Almeida, reitor da Basílica.

Vista interna do vitral acima da porta principal da Basílica

Foram dois meses de preparação, desde que a Paróquia Santuário foi elevada a Basílica Menor pelo Vaticano, no dia 21 de junho. Em vista da Instalação e da Festa de São Miguel Arcanjo neste mês de setembro, importantes obras foram realizadas e outras estão em andamento. A porta central da igreja já exibe o novo Vitral com o brasão da Basílica. O elemento arquitetônico foi doado por moradores da cidade que conservam uma profunda devoção ao Arcanjo. Já na fachada, foram instalados o brasão do Vaticano e o letreiro “Basílica de São Miguel Arcanjo”. Além disso, a revitalização da pintura interna e externa da Basílica está em andamento.

Durante a Missa de Instalação, os símbolos basilicais – Umbela, Tintinábulo e a Virga Rubra – serão entronizados na igreja. Também neste dia, as bandeiras do Vaticano, do Brasil, do Estado de São Paulo e do município de São Miguel Arcanjo serão hasteadas do lado de fora do templo. As bandeiras do Vaticano e do Brasil estarão presentes também no interior da igreja.

Indulgência Plenária

Brasão do Vaticano logo abaixo da imagem do padroeiro na fachada da igreja

No dia 25 de maio, o Cardeal Robert Sarah, prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina Sacramental, assinou o decreto de concessão do título de Basílica Menor à Igreja Santuário de São Miguel Arcanjo. O decreto chegou no dia 21 de junho à esta diocese e foi encaminhado ao Pe. Márcio. A Basílica Menor é uma Igreja Papal, uma extensão do Vaticano, e torna-se uma Igreja que oferece graças especiais, que somente estas podem oferecer aos fieis.

Conforme o decreto “Domus Ecclesiaeos fieis que visitam uma Basílica podem obter a Indulgência Plenária, observando as condições habituais (confissão sacramental, comunhão eucarística e oração pelas intenções do Santo Padre), em datas especiais, como: no dia do aniversário da dedicação da Basílica (1º de setembro); no dia da celebração litúrgica do patrono (29 de setembro); na solenidade dos Santos Pedro e Paulo apóstolos (29 de junho); no dia do aniversário da concessão do título de Basílica (25 de maio); uma vez ao ano no dia estabelecido pelo Ordinário local e, uma vez ao ano no dia livremente escolhido pelo fiel.

A Basílica de São Miguel Arcanjo está localizada na praça Tenente Urias, s/n, no Centro de São Miguel Arcanjo (SP).

Com fotos e informações do portal da Basílica de São Miguel Arcanjo.