Notícia Destaque Notícias da Diocese

Dom Gorgônio recebe homenagem e anfiteatro terá seu nome em Fartura/SP

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Miguel de Góes Vieira, localizada no bairro Vila Nossa Senhora de Fátima, em Fartura/SP irá receber um novo anfiteatro. O projeto foi aprovado pela Prefeitura Municipal em parceria com o Poder Legislativo do município.

Na 9ª  Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Fartura/SP, os vereadores aprovaram por unanimidade o projeto de lei que denomina o nome do anfiteatro “Dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto”, uma forma de homenagear em vida o Bispo nascido na cidade.

Durante a sessão, o Presidente da Casa de Leis, vereador Isnar Manoel dos Santos, juntamente com os vereadores Antonio Doriveti Gabriel, João Alexandre Buranello Sobrinho e Décio Martins de Freitas, fizeram o uso da tribuna e  enalteceram os trabalhos realizados por Dom Gorgônio durante o período que residiu em Fartura e parabenizou o Prefeito Hamilton Cesar Bortotti pela indicação.

Dom Gorgônio cuidou de muitas crianças na Casa dos Menores, que chegou a ter 120 internos, era uma época difícil e ele atendeu e acolheu essas crianças com muito carinho, então vale destacar que é uma grande pessoa, um grande nome, altruísta e que sempre pensou em ajudar o próximo”, comenta vereador Décio Martins.

Para o vereador Buranello, Dom Gorgônio realizou um belo trabalho no município de Fartura e é uma justa homenagem.

Merecida essa homenagem ao Bispo de Itapetininga, Dom Gorgônio”, frisou o Presidente do Legislativo.

O espaço deverá ser utilizado para diversos eventos como apresentações escolares, atos cívicos, palestras e peças de teatro. Assim que as obras estiverem concluídas, Dom Gorgônio será  comunicado para o participar do ato de inauguração.

O ANFITEATRO

Iniciada em agosto de 2019, a obra do anfiteatro da Escola Professor Miguel de Góes Vieira, na Vila Nossa Senhora de Fátima, em Fartura, está praticamente concluída. Segundo a arquiteta da Prefeitura, Mércia Calegari, o anfiteatro foi projetado dentro das normas ABNT 9050.

Projeto da obra do anfiteatro

A construção de 439,49 m² possui dois vestiários (masculino e feminino) para uso dos alunos, um depósito, um auditório com capacidade para 260 pessoas, projetadas para que todos tenham a mesma visão do palco, forro de gesso, sala de sonorização, sanitários masculino e feminino, sanitários para pessoas de necessidades especiais, rampas de acesso, revestimento do piso em vinílico, padrão madeira, ar condicionado, corrimão, iluminação adequada para o ambiente.

HOMENAGEADO

Dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto nasceu em 17 de setembro de 1949, no bairro Caieira, no Município de Fartura, e iniciou sua primeira profissão religiosa, na Ordem Teatina, na Igreja Matriz de Fartura, em 1967, sendo Ordenado Presbítero, na mesma Igreja, no ano de 1974.

Durante vinte anos, exerceu o cargo de Presidente da Sociedade dos Padres Teatinos, dirigindo pessoalmente a Casa dos Menores de Fartura, entidade que acolhia crianças abandonadas. Seu trabalho frente à Casa dos Menores foi tido como exemplar e Dom Gorgônio foi considerado como um pai pelas crianças e adolescentes que foram acolhidos pela entidade.

Também foi sócio fundador da Rádio “A Voz do Vale”, a qual está ativa até hoje no Município de Fartura, levando entretenimento e informação aos ouvintes.

Por cerca de vinte anos foi pároco da Paróquia Nossa Senhora das Dores, de Fartura, onde permaneceu até sua nomeação como primeiro Bispo Diocesano de Itapetininga.

Escola Municipal “Professor Miguel de Góes Vieira” irá ganhar um anfiteatro que levará o nome do Bispo Dom Gorgônio.

Dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto