A Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Miguel de Góes Vieira, localizada no bairro Vila Nossa Senhora de Fátima, em Fartura/SP irá receber um novo anfiteatro. O projeto foi aprovado pela Prefeitura Municipal em parceria com o Poder Legislativo do município.
Na 9ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Fartura/SP, os vereadores aprovaram por unanimidade o projeto de lei que denomina o nome do anfiteatro “Dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto”, uma forma de homenagear em vida o Bispo nascido na cidade.
Durante a sessão, o Presidente da Casa de Leis, vereador Isnar Manoel dos Santos, juntamente com os vereadores Antonio Doriveti Gabriel, João Alexandre Buranello Sobrinho e Décio Martins de Freitas, fizeram o uso da tribuna e enalteceram os trabalhos realizados por Dom Gorgônio durante o período que residiu em Fartura e parabenizou o Prefeito Hamilton Cesar Bortotti pela indicação.
“Dom Gorgônio cuidou de muitas crianças na Casa dos Menores, que chegou a ter 120 internos, era uma época difícil e ele atendeu e acolheu essas crianças com muito carinho, então vale destacar que é uma grande pessoa, um grande nome, altruísta e que sempre pensou em ajudar o próximo”, comenta vereador Décio Martins.
Para o vereador Buranello, Dom Gorgônio realizou um belo trabalho no município de Fartura e é uma justa homenagem.
“Merecida essa homenagem ao Bispo de Itapetininga, Dom Gorgônio”, frisou o Presidente do Legislativo.
O espaço deverá ser utilizado para diversos eventos como apresentações escolares, atos cívicos, palestras e peças de teatro. Assim que as obras estiverem concluídas, Dom Gorgônio será comunicado para o participar do ato de inauguração.
O ANFITEATRO
Iniciada em agosto de 2019, a obra do anfiteatro da Escola Professor Miguel de Góes Vieira, na Vila Nossa Senhora de Fátima, em Fartura, está praticamente concluída. Segundo a arquiteta da Prefeitura, Mércia Calegari, o anfiteatro foi projetado dentro das normas ABNT 9050.

A construção de 439,49 m² possui dois vestiários (masculino e feminino) para uso dos alunos, um depósito, um auditório com capacidade para 260 pessoas, projetadas para que todos tenham a mesma visão do palco, forro de gesso, sala de sonorização, sanitários masculino e feminino, sanitários para pessoas de necessidades especiais, rampas de acesso, revestimento do piso em vinílico, padrão madeira, ar condicionado, corrimão, iluminação adequada para o ambiente.
HOMENAGEADO
Dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto nasceu em 17 de setembro de 1949, no bairro Caieira, no Município de Fartura, e iniciou sua primeira profissão religiosa, na Ordem Teatina, na Igreja Matriz de Fartura, em 1967, sendo Ordenado Presbítero, na mesma Igreja, no ano de 1974.
Durante vinte anos, exerceu o cargo de Presidente da Sociedade dos Padres Teatinos, dirigindo pessoalmente a Casa dos Menores de Fartura, entidade que acolhia crianças abandonadas. Seu trabalho frente à Casa dos Menores foi tido como exemplar e Dom Gorgônio foi considerado como um pai pelas crianças e adolescentes que foram acolhidos pela entidade.
Também foi sócio fundador da Rádio “A Voz do Vale”, a qual está ativa até hoje no Município de Fartura, levando entretenimento e informação aos ouvintes.
Por cerca de vinte anos foi pároco da Paróquia Nossa Senhora das Dores, de Fartura, onde permaneceu até sua nomeação como primeiro Bispo Diocesano de Itapetininga.
