Rádio Conexão Católica

Dom Gorgônio reúne Presbitério de Itapetininga nesta terça-feira

O Presbitério de Itapetininga reuniu-se na manhã desta terça-feira (14/02) para realizar a primeira reunião do ano. O nosso bispo diocesano, Dom Gorgônio, presidiu o encontro no auditório da Cúria Diocesana de Itapetininga. Após acolher a todos e os aniversariantes do mês, Dom Gorgônio falou sobre o Anuário 2017 e o Plano de Evangelização, sobre as visitas da imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida e as visitas pastorais, entre outros temas. Confira:

Plano de Evangelização

O bispo pediu que as Pastorais, Movimentos e assessores coloquem em prática as diretrizes do Plano, adequando-o no que é próprio, característico, de cada um(a).

Pastoral Presbiteral

O Pe. Sirlei de Oliveira, representante do Clero, apresentou a equipe que o auxiliará no trabalho com os padres. A equipe visitará e reunirá os padres por regiões para iniciar o trabalho da pastoral. Compõe a equipe, os padres Ademar Bortoleto Arruda, Leonel Aparecido Veríssimo Vieira, Pedro Luiz de Oliveira Lima, Tarcísio Gomes Lourenço e Marcos Donizetti de Souza.

Sacramento da Crisma

Os crismandos, a partir deste ano, contribuirão com uma taxa para o Sacramento da Crisma no valor de R$ 20 por pessoa. Essa arrecadação auxiliará na manutenção da Pastoral Presbiteral, conforme o bispo diocesano.

Organização Patrimonial

Em novembro passado, a Diocese iniciou a Organização Patrimonial da Cúria e das Paróquias. Desde então, as secretarias paroquiais são chamadas a enviar os documentos originais de todo o patrimônio paroquial. Ficará apenas a cópia dos documentos nas Paróquias. Essa atividade visa à organização legal e arquivo de documentos oficiais.

Tribunal Eclesiástico diocesano

A partir de 19 de julho de 2017 a Câmara Eclesiástica de Itapetininga passará a ser Tribunal Eclesiástico Diocesano. Nesse dia, será instalado na Cúria Diocesana o Tribunal. Os responsáveis serão os padres José Benedito Cardoso, Reinaldo Machado Ramos e Lorival de Oliveira Pedro.

Reunião dos Padres

Devido ao espaço limitado para acomodar todo o Presbitério, a próxima reunião dos Padres será realizada nas dependências do Seminário Diocesano São João Paulo II, em Itapetininga (SP), no dia 14 de março das 9h às 12h.