Notícia Destaque Notícias da Diocese

Bispo se reúne com Padres para avaliar ano pastoral e traçar metas para 2021

Nesta terça-feira (15), o Bispo Diocesano de Itapetininga, Dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto, esteve reunido com os Padres de nossa Diocese para avaliarem a caminhada pastoral deste ano de 2020 e traçarem metas para o próximo ano. O encontro aconteceu no Seminário Diocesano São João Paulo II em Itapetininga.

A reunião teve inicio logo pela manhã com a leitura das laudes e em seguida através de  vídeo, o Pe. Jorge Demarchi, que é Coordenador Diocesano da Pastoral Presbiteral e Coordenador da Casa dos Presbíteros São João Maria Vianney da Diocese de Jundiaí, deixou uma mensagem para todo o presbitério.

Logo após a mensagem, os Padres se reuniram em grupos para discutir a caminhada pastoral. Ainda pela manhã, o Bispo Diocesano, Dom Gorgônio,  presidiu a Santa Missa na Capela do Seminário.

No período do tarde, Pe. Carlos Eduardo de Oliveira, Pároco da Paróquia São Francisco de Assis de Capela do Alto fez uma breve reflexão sobre o Plano Pastoral e Pe. Leonardo Soncin da Paróquia São João Batista de Itapetininga comentou sobre a Catequese.

Padres da Região Tatuí reunidos durante encontro.

Novamente em grupos, os Padres se reuniram por região pastoral e partilharam experiências de acordo com a realidade de cada Paróquia. Dom Gorgônio fez uso da palavra e  apresentou o calendário do próximo ano e também motivou todo o clero que embora as circunstancias impostas pela pandemia, todos devem-se manter firmes na missão evangelizadora.

Vivemos um ano difícil “atípico” enfrentando limitações e protocolos para evitar a proliferação do novo corona vírus. Isto exige de nós sacrifícios, paciência, enfrentamento de solidão e isolamento, corte de iniciativas e atividades pastorais e administrativas. Tempo de introspecção, interiorização, oração, domínio de si e espiritualidade mais intensa“. comentou Dom Gorgônio.

Durante suas considerações, o Bispo Diocesano também enfatizou a importância de louvar a Deus, aquele que nos sustentou, deu forças em sua misericórdia e fortaleceu a fé e esperança. ” Nas dificuldades pudemos pensar também nos mais fragilizados  e necessitados: Fomos todos chamados a solidariedade e a prática da  caridade” , comentou.

Dom Gorgônio no uso da palavra ao clero.

Parabenizou também todos os Padres que mantiveram o ânimo  e a paixão pelo Reino de Deus e que os desafios da missão continuam. Em tempos de pandemia, Dom Gorgônio também ressaltou sobre o uso dos meios de comunicação. “A tecnologia é uma benção de Deus quando colocada a serviço do Evangelho, do bem , da fraternidade e da paz “. diz.

Vale ressaltar, que durante todo o encontro,  foram tomadas todas as medidas de segurança recomendadas pelas autoridades sanitárias, como o distanciamento social, higienização das mãos e uso obrigatório de máscaras. A reunião encerrou-se as 17h com a oração da liturgia das horas.

Confira algumas fotos:

Dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto