Na última sexta-feira, dia 28 de agosto, Luis Carlos dos Passos e os Seminaristas Luiz Paulo Batista Braga, Leandro de Almeida Fogaça e Diogo Fogaça foram ordenados Diáconos na Catedral Nossa Senhora dos Prazeres, em Itapetininga. Na presença de amigos, familiares, Seminaristas, Padres, Diáconos, Religiosos e todo povo de Deus, a Santa Missa foi presidida pelo Bispo diocesano, Dom Gorgônio, com início às 19h30. Estiveram presentes também os Padres José Eduardo de Oliveira e Silva e Carlos Eduardo de Souza Roque da Diocese de Osasco (SP) e o Diácono Douglas Antonio (Aliança de Misericórdia) da Arquidiocese de Sorocaba (SP), além de Seminaristas da Diocese de Itapeva e Arquidiocese de Sorocaba.
Logo após a proclamação do Evangelho feita pelo Diácono Douglas, os candidatos ao diaconato foram chamados ao altar, momento em que o Reitor do Seminário, Pe. Ricardo os declarou aptos para exercer este serviço.
Na homilia, Dom Gorgônio afirmou que existe uma vocação a que todos somos chamados e esta vocação é a de sermos santos e irrepreensíveis no amor de Deus. Citando Santo Agostinho, o Bispo recorda ao dizer “tarde te amei (…) eis que estavas dentro e eu, fora” que este é um chamado de Deus. “Na primeira leitura, o profeta Jeremias declara que este chamado é feito desde o seio materno. Precisamos acolher a Palavra e ter fé para que Deus vá conformando nosso coração para dar uma resposta generosa a este chamado”, explica.
Segundo o Bispo, o Diácono é um servidor, colaborador de Jesus Cristo e do Padre na Igreja. De acordo com ele, o Diácono tem como missão anunciar a Palavra de Deus e é também aquele que ajuda o povo a se aproximar de Deus através da Liturgia, do Sacramento do Batismo e ao ser testemunha no Sacramento do Matrimônio. E reforçou: “eles não enfeitam o altar. São também incentivadores desta promoção humana nas Pastorais Sociais e servos de Nosso Senhor”.
Com o encerramento da homilia, deu-se prosseguimento ao rito de ordenação. Os candidatos foram chamados ao altar novamente onde realizaram seus propósitos. Terminados os propósitos, Dom Gorgônio convidou a todos a suplicar a Deus pelos candidatos. Dessa forma, os candidatos se deitaram no presbitério em sinal de entrega e o Bispo juntamente com os Padres Ricardo e Élcio Roberto de Góes, com toda a assembleia, se prostraram para implorar a graça de Deus. Neste momento de profunda oração, todos cantaram a Ladainha de todos os Santos.
Após o cântico, Dom Gorgônio impôs as mãos sobre cada candidato e os consagrou pronunciando as seguintes palavras “Enviai sobre eles, Senhor, nós vos pedimos, o Espírito Santo, que os fortaleça com os sete dons da vossa Graça, a fim de exercerem com fidelidade o seu ministério”. Na sequência, Luis Passos e os Seminaristas Luiz Paulo, Diogo e Leandro foram revestidos com a estola diaconal e a Dalmática (espécie de túnica) – símbolos externos de seu ministério – e, o Bispo deu a cada um o Evangelho.
O Sr. Luis Carlos Passos foi ordenado Diácono Permanente, é casado e, por isso, não professou o celibato. Já os Seminaristas Luiz Paulo, Diogo e Leandro foram ordenados Diáconos transitoriamente até que sejam ordenados Sacerdotes. A data da Missa de Ordenação Sacerdotal dos três ainda não foi divulgada.
Após o rito de Ordenação, os novos Diáconos auxiliaram o Bispo no rito da Comunhão. No fim da celebração, em nome de todos os ordenados, Leandro agradeceu a todos os que acompanharam a Ordenação, “por sua amizade e reconhecimento” e rogou a Deus suas bênçãos sobre cada um dos presentes.

Fotos: Diocese de Itapetininga/William Furtado