Com alegria e espírito de comunhão, Dom Luiz Antonio Lopes Ricci, bispo de Diocese de Itapetininga, esteve presente na 46ª Assembleia Eclesial do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), realizada nos dias 24, 25 e 26 de outubro, no Mosteiro de Itaici, em Indaiatuba (SP). Na delegação diocesana marcaram presença também o padre Carlos Eduardo de Oliveira, representando o coordenador diocesano de pastoral e Luiz Felipe, em nome dos leigos da diocese.
O encontro reuniu bispos, presbíteros, religiosos e leigos das 43 dioceses paulistas para refletir em conjunto temas vitais para a missão da Igreja na atualidade. O Mosteiro de Itaici, com sua atmosfera de oração e recolhimento, proporcionou um ambiente propício para o diálogo, para o aprofundamento e para o compromisso evangelizador.
Durante os três dias, os participantes estiveram imersos em momentos de espiritualidade, de formação e de partilha, refletindo sobre desafios comuns — como o cuidado com a missão, a escuta dos sinais dos tempos e a caminhada sinodal da Igreja. A presença ativa de bispos e coordenadores de pastoral garantiu que as prioridades das Igrejas fossem ouvidas e dialogadas em âmbito estadual.
A Diocese de Itapetininga, por meio de Dom Luiz Antonio, Padre Carlos Eduardo e Luiz Felipe, reafirmou seu compromisso em levar para a realidade desta igreja particular os frutos deste encontro eclesial: fortalecer a corresponsabilidade entre clero e leigos, aprofundar a formação dos agentes de pastoral, e fomentar a missão em espírito de comunhão e participação.
Que os trabalhos desta assembleia continuem gerando frutos abundantes na vida da Igreja e especialmente na Diocese de Itapetininga e ajudem cada comunidade a assumir com renovado ânimo o anúncio do Evangelho no mundo de hoje.
















Fotos: Edite Neves I Regional Sul 1
