EJC de Itapetininga é referência para documento base do serviço nacional

A 2ª etapa do EJC da Diocese teve a participação de 30 integrantes do EJC de Brasília que vieram representando a CNBB. O encontro que aconteceu de 7 a 9 de fevereiro em um acampamento na cidade de Salto de Pirapora (SP), contou com cerca de 100 jovens de nossa Diocese juntamente com os 30 integrantes representantes do EJC de Brasília, do assessor referencial do EJC nacional, Pe. Nei Nelson (Arquidiocese de Brasília/DF) e de nosso assessor eclesiástico do EJC Diocesano, Pe. Jean Michel de Oliveira Campos.

A equipe do EJC nacional veio conhecer o método do Encontro de Jovens com Cristo de nossa Diocese para elaboração do documento base do serviço nacional que, em 2021, celebra 50 anos de evangelização. De acordo com Padre Jean Michel, o EJC nacional fez uma pesquisa nas dioceses brasileiras para verificar a metodologia de encontro que mais se alinhava ao serviço, que é um “braço do Encontro de Casais com Cristo”. Dessa forma, constatou-se segundo Padre Jean, que o EJC de nossa Diocese é o que está mais alinhado com a proposta do encontro, tornando-o assim referência para a elaboração de um documento base sobre a metodologia, que deve ser publicado ano que vem.

O Encontro de Jovens com Cristo é realizado na Diocese de Itapetininga há 12 anos. Conforme o assessor diocesano, esta é a sétima turma de jovens que participa da 2ª etapa do EJC. “Para participar da 1ª etapa, os jovens são indicados por outros jovens e depois, estes são convidados para os reencontros. Na 2ª etapa reúnem-se todos os que já participaram da primeira e o encontro acontece em nível diocesano, com o objetivo de motivar o engajamento do jovem na vida da comunidade como cristão, integrando-os as pastorais e movimentos”, explica.

Padre Jean conclui agradecendo “à equipe diocesana do EJC que organizou esta edição da 2ª etapa, aos tios dirigentes e jovens que vivenciaram este encontro, bem como, à confiança da equipe do EJC de Brasília em vir para cá. Foi uma honra recebe-los e poder contribuir na elaboração do documento nacional”.

Fotos: Equipe Diocesana do EJC