Em 2017, mais de 40 Diáconos Permanentes serão ordenados

Neste domingo (4/12) os candidatos ao Diaconato serão admitidos às Ordens Sacras. A missa com a celebração deste rito acontecerá às 9h na capela do Seminário Diocesano São João Paulo II, em Itapetininga (SP). Mais de 40 aspirantes ao Diaconato manifestarão publicamente a sua vontade “de se doar a Deus e à Igreja, para exercer a Ordem Sacra” (cf. Cerimonial dos Bispos, n. 479). Com este rito se inicia a preparação para a Ordenação Diaconal, antecedida ainda, pela Instituição dos Ministérios do Leitorato e Acolitato.

A partir desta data também, a Escola Diaconal Santo Estevão encerra as atividades de 2016. Durante o primeiro semestre de 2017, os aspirantes realizarão o período de estágio pastoral em suas paróquias. Em fevereiro do ano que vem, os candidatos voltam a se reunir no dia 4 quando receberão o Ministério de Leitorato em uma missa às 16h no Seminário Diocesano. Entre os dias 24 e 26 de fevereiro se reúnem na Chácara São José, em Sorocaba (SP), para no domingo celebrar a Missa de Instituição do Ministério de Acolitato.

Em maio será realizada a primeira Ordenação Diaconal desse grupo. Ela acontecerá no dia 11, em Campos de Holambra, Paranapanema (SP). Cada candidato será ordenado em sua respectiva cidade. Eles pertencem, ao todo, a dez cidades que compõem nossa diocese: Campos de Holambra (Paranapanema-SP), Capela do Alto, Angatuba, Itapetininga, Tatuí, São Miguel Arcanjo, Pilar do Sul, Porangaba, Sarapuí e Quadra. A última Ordenação Diaconal do ano acontecerá no distrito do Bom Retiro da Esperança, em Angatuba (SP), no dia 10 de agosto de 2017.

Todos os fieis são convidados a celebrar estas datas juntamente com a Igreja e esta diocese. Rogamos a Deus que os abençoe e ilumine e que, Nossa Senhora dos Prazeres interceda por todos eles nessa nova caminhada em suas comunidades e paróquias.

Foto: Arquivo/Diocese de Itapetininga/William Furtado