Palavra do Bispo

Em 2020, Jubileu de 250 anos de Itapetininga e da Padroeira

No ano da graça de 2020 celebramos o Jubileu dos 250 anos de fundação de Itapetininga e 250 anos da evangelização de seu povo, colocado desde o início sob a proteção de Nossa Senhora dos Prazeres, em cuja honra foi criada e instalada a primeira Paróquia da região, que na época (1770) pertencia à Diocese de São Paulo.

Graças à inspiração e devoção dos primeiros habitantes desta terra, hoje toda a Diocese de Itapetininga, criada por São João Paulo II em 15 de abril de 1998, tem como Padroeira, Mãe e Mestra a Santíssima Virgem Maria sob o título de Nossa Senhora dos Prazeres, cultivando assim seu carinho filial à Mãe de Jesus.

Que neste ano jubilar Maria nos alcance, junto a Deus, abundantes Graças e Bênçãos e nos ajude a acolher Jesus e segui-Lo no caminho do Amor e da Salvação.

Em 2020 realizaremos à luz das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil as Assembleias Paroquiais com o objetivo de formar Comunidades Eclesiais Missionárias, acolhedoras, amorosas, servidoras, misericordiosas, alicerçadas na Palavra, na Eucaristia, na Caridade e comprometidas na Missão.

No Advento, tempo em preparação para o Natal, a Campanha para a Evangelização foi “Cuidar” com o lema “Cuida dele (Lc 10,35)” e o compromisso “Eu cuido do anúncio da Palavra, dos pobres e da comunidade”. Em 2020, a Campanha da Fraternidade terá por tema “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso”; o lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele (Lc 10, 33-34)”. O lançamento do texto-base será no dia 15 de fevereiro às 14h na Igreja Nossa Senhora das Estrelas, em Itapetininga.

De 09 a 25 de setembro os Bispos do Estado de São Paulo farão a Visita Ad Limina Apostolorum, expressão de Fé, Fidelidade e Unidade ao sucessor de Pedro e também uma prestação da missão desenvolvida nas respectivas Dioceses recebendo as orientações para o compromisso da continuidade. Estamos em comunhão com o Colégio dos Apóstolos. A Diocese de Itapetininga participará da programação dos dias 09 a 16 de setembro, juntamente com os Sub-regionais de São Paulo, Aparecida e Sorocaba. O relatório deve ser enviado até fevereiro de 2020.

De 12 a 15 de novembro acontecerá em Recife (PE) o Congresso Eucarístico Nacional. Terá como tema “Pão em todas as mesas” e o lema “Repartiam o pão com alegria e não havia necessitados entre eles (At 2, 45-47)”.

Iniciemos o novo ano, cheios de esperança, renovando nosso compromisso missionário e solidário, testemunhando a presença e o amor de Cristo, para que todos tenham vida e a tenham em plenitude.

Contamos sempre com a intercessão de Nossa Senhora dos Prazeres, nossa Padroeira, e desejamos a todos um Ano Novo repleto de Graças e Bênçãos de Deus.

Clique aqui para postar um comentário

Dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto