Em Itapetininga, Dom Gorgônio ordenará 19 novos diáconos permanentes

Na foto acima, da esquerda para direita: Alessandro, Claudinei (atrás), Rogério, Fábio (atrás), Flávio, José André (atrás), Taine, Tales (atrás), Ademar, Jackson (atrás), Alexandre, George (atrás), Antônio, Luiz Antônio (atrás), Sérgio, Luiz Wanderley (atrás), José Rodrigues (“Zito”), Renato (atrás) e Giórgio

Nesta quinta-feira (1º/06), Dom Gorgônio ordenará dezenove novos diáconos permanentes que servirão em nove das 11 paróquias de Itapetininga. A Missa de Ordenação Diaconal será realizada às 19h na Catedral Nossa Senhora dos Prazeres, em Itapetininga (SP). Os dezenove candidatos ao diaconato fazem parte de um grupo de 44 homens chamados em toda a diocese para servir a Igreja Católica Apostólica Romana, formados pela Escola Diaconal Santo Estevão, que funciona no Seminário diocesano São João Paulo II.

Todos eles foram indicados por seus párocos e passaram por formação nos últimos três anos. Eles foram admitidos como candidatos às ordens sacras em 4 de dezembro passado, instituídos leitores em 4 de feveireiro e acólitos em 26 de fevereiro deste ano, ao término do retiro espiritual.

Desde a instalação da diocese, em 19 de julho de 1998, esta é a primeira vez que o bispo ordena um grupo tão grande de candidatos para uma mesma localidade. De acordo com Dom Gorgônio, a missão de um Diácono é “exercida de várias maneiras, sendo ele o colaborador e o braço direito do padre na paróquia. Além disso, o diácono tem outros compromissos, sendo o primeiro deles a família, onde deve ser exemplo de pai e esposo e, no trabalho cotidiano, assim como deve ser uma pessoa que viva os valores cristãos, sendo um exemplo de vida por seu testemunho, uma pessoa que se alimenta da Palavra de Deus e um homem de oração”.

Todos os fieis, paroquianos e familiares dos candidatos são convidados a participar desta celebração. A Catedral Nossa Senhora dos Prazeres está localizada na praça Duque de Caxias, s/n, no centro de Itapetininga (SP).

Na lista abaixo, você confere os nomes de cada ordenando e as paróquias em que exercerão o diaconato:

Ademar José de Souza

Ademar José de Souza é eletrotécnico e professor de Ciências Físicas e Biológicas, e, Matemática. É esposo de Dair e pai de Aniceia e Maria Eduarda. Foi catequista, Ministro extraordinário da Sagrada Comunhão e da Palavra, agente da Pastoral Litúrgica, representante da Paróquia no Conselho Diocesano de Pastoral e do Conselho Administrativo Econômico Paroquial. Atualmente, é vicentino e guia das Oficinas de Oração e Vida. Exercerá o diaconato na Paróquia Nossa Senhora de Fátima sob o lema “Acima de tudo, revesti-vos da caridade, que é o vínculo da perfeição (Cl 3, 14)”.

Alessandro Cardoso

Alessandro Cardoso é colorista e cursou magistério. Esposo de Ana Paula e pai de Sophia e Paola. Há 15 anos é servo do Grupo de Oração “Jesus é a Esperança” na Comunidade São José, na Vila Piedade. Foi Ministro extraordinário da Sagrada Comunhão e da Palavra. Foi também coordenador do G.O., coordenador dos ministros e vice-coordenador da Comunidade São José na Vila Piedade. Hoje, está assessor da Pastoral dos Acólitos e Coroinhas na comunidade. Exercerá o diaconato na Paróquia Sant’Ana e Santa Rita de Cássia sob o lema “A minha vida presente na carne, eu a vivo na fé no Filho de Deus, que morreu e se entregou por mim (Gl 2,20)”.

Alexandre Neachic

Alexandre Neachic é administrador de empresas e trabalha com Informática para Gestão de Negócios. É esposo de Cibelly e pai de Gabriela e Gustavo. Iniciou a caminhada na Igreja como coordenador de Grupo de Jovens na Paróquia São Roque e, depois, serviu no coral e Liturgia. Posteriormente, desenvolveu seus trabalhos na então Comunidade Nossa Senhora das Graças como Catequista para adultos; participou também por algum tempo da Pastoral da Criança e foi Ministro extraordinário da Sagrada Comunhão. Atualmente, realiza diversas atividades na Paróquia Nossa Senhora das Graças, como Acólito, catequista para adultos, Ministro das Exéquias, Ministro da Palavra na Comunidade São Pedro (Bairro Curuçá) e na Comunidade São Francisco de Assis (Vila Mazzei). Exercerá o diaconato na Paróquia Nossa Senhora das Graças sob o lema “O maior dentre vós deve ser aquele que vos serve (Mt 23,11)”.

Antonio Ferreira Souto

Antônio Ferreira Souto é comerciante, esposo de Rosali de Cássia e pai de Michelle, Lucas e Daniel. Suas primeiras atividades na Igreja foram junto às Irmãs Beneditinas, quando a Igreja Nossa Senhora das Estrelas era ainda uma pequena capela dirigida pelo então Pe. João Blóes. Após contrair o matrimônio, ele e a esposa se tornaram Ministros extraordinários da Sagrada Comunhão. Foi coordenador da Comunidade São Caetano (Jd. Itália) onde estruturou e acompanhou a formação de diversas pastorais. Atualmente, inicia a formação da Pastoral Carcerária e a coordenação da Legião de Maria. Exercerá seu diaconato sob o lema “Passarei o meu céu, fazendo o bem sobre a terra” – Santa Teresinha de Lisieux.

Claudinei Ferreira Meassyro

Claudinei Ferreira Meassyro é funcionário público, esposo de Priscila, pai de Maria Clara e Rafael. Na comunidade Menino Jesus (pertencente à Paróquia Sant’Ana e Santa Rita de Cássia) foi catequista, Ministro da Palavra e da Sagrada Comunhão, além de coordenador de Grupo de Oração e da Pastoral Litúrgica. Atualmente, é Ministro da Sagrada Comunhão e da Palavra, bem como coordenador da Comunidade Frei Galvão, pertencente à Paróquia São Paulo Apóstolo, na qual exercerá o diaconato sob o lema “Antes que no seio fosses formado, eu já te conhecia; antes de teu nascimento, eu já te havia consagrado e, te havia designado profeta das nações (Jr 1, 5)”.

Fábio de Oliveira Carvalho

Fábio de Oliveira Carvalho é formado em Engenharia Elétrica com Mestrado em Engenharia Mecânica e trabalha como Professor Universitário.  É esposo de Ana Carolina e pai de Antônio Henrique. Há oito anos é Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão e serve como músico nas Missas e atividades paroquiais. Foi coordenador da Comunidade Santo Antônio e Ministro da Palavra na Comunidade Sagrado Coração de Jesus (da atual Paróquia Nossa Senhora Aparecida). É servo do Grupo de Oração para as famílias “Anjo Consolador”; participa do Encontro de Casais com Cristo (ECC), Encontro de Jovens com Cristo (EJC) e é coordenador do Grupo de Jovens “Catedral Jovem”. Exercerá seu ministério na Paróquia Nossa Senhora dos Prazeres sob o lema “Senhor, fazei-me instrumento de Vossa paz (São Francisco de Assis)”.

Flávio Pedro Machado

Flávio Pedro Machado formado em Ciências Físicas e Biológicas, e, Matemática. É esposo de Cecília Lopes Machado e pai de Fábio, Ivan e Flávia; tem nove netos e dois bisnetos. Serviu em diversas Pastorais, como: Vicentinos, Irmandade do Santíssimo, Legião de Maria e, atualmente, é Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão e Ministro da Palavra. Exercerá o ministério na Paróquia Sant’Ana e Santa Rita de Cássia sob o lema “ Vigiai! Sede firmes na fé! Sede homens! Sede fortes! Tudo o que fazeis, fazei-o na caridade ( Cor. 16, 13- 14 )”.

George Jefferson Ribeiro

George Jefferson Ribeiro é sargento da Polícia Militar Ambiental, esposo de Alessandra Paes de Almeida Ribeiro e pai de George Lucas, Maria Cristina e Nícolas Gabriel. Foi coroinha, catequista; na Renovação Carismática Católica é servo há 29 anos. Foi Ministro extraordinário da Sagrada Comunhão, participou do Encontro de Jovens com Cristo, Encontro de Casais com Cristo, serviu no atendimento de oração “Maria de Caná”, serviu em encontros de liturgia, foi coordenador do G.O. “Caminhando com Jesus” e coordenador local da Secretaria Davi (hoje, Ministério de Música), foi coordenador da comunidade Nossa Senhora Aparecida (hoje Paróquia). Atualmente, serve na comunidade São Padre Pio (Vila Aliança) como Ministro extraordinário da Sagrada Comunhão e da Palavra, no GO São Padre Pio, no Encontro de Jovens com Cristo e na liderança da Juventude. Exercerá o diaconato na Catedral Nossa Senhora dos Prazeres sob o lema “Só por ti, Jesus, quero me consumir como vela que queima no altar, me consumir por amor!”.

Giorgio Ferrari

Giorgio Ferrari é professor, formado em Engenharia Química pela Escola Superior de Química “Oswaldo Cruz”. É esposo de Rosimar Maria Rosinha Piedade Ferrari. Na Igreja, foi coroinha, Coordenador de Grupo de Jovens, Catequista do Batismo e do Crisma,  Vicentino (Presidente, Tesoureiro e Secretário), Membro da Coordenação do “Curso de Teologia para Leigos” promovido pela Diocese de Itapetininga, Ministério de Música, Ministro extraordinário da Sagrada Comunhão, Pastoral Familiar (Paroquial e Diocesana), Coordenador da Comunidade de Nossa Senhora do Rosário. Exercerá o ministério na Catedral Nossa Senhora dos Prazeres sob o lema “Dei-vos o exemplo para que, como eu vos fiz, também vós o façais (Jo 13,15)”.

Jackson Filomeno Iscuissati

Jackson Filomeno Iscuissati é professor, formado em Ciências, Matemática e Pedagogia pela Associação de Ensino de Itapetininga. Esposo de Maria Emilia há 29 anos, pai de Lia Fernanda e Ana Gabriela. Seus trabalhos na comunidade iniciaram há 36 anos. No decorrer da caminhada, participou ativamente do Ministério de Música e Liturgia; foi Coordenador da Comunidade Santa Teresinha do Menino Jesus (da Paróquia Nossa Senhora das Estrelas) por cerca de 10 anos, paróquia esta em que recebeu a provisão de Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão. Participou do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) no Regional Sul 1, atuando como responsável diocesano por tal Conselho. Atualmente, atende ao seu chamado na Paróquia Santa Cruz do Bairro da Varginha, onde conduz celebrações nas comunidades, participa das reuniões do Conselho Administrativo Econômico e é responsável pela formação e atualização dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão. Exercerá o diaconato na Paróquia Santa Cruz sob o lema ”Tu és a luz do meu andar, do meu lutar, força no meu sofrer. Em Tuas mãos, Senhor, quero viver (Sl 139)”.

José André Martins

José André Martins é servidor público municipal; esposo de Silvia e pai de Bruna, Bianca e Beatriz. Iniciou a caminhada na Igreja ainda jovem na Comunidade São Benedito, na Vila Arruda, onde foi catequista, participante ativo do Grupo de Jovens, coordenador do Grupo de Oração, Vicentino, Ministro extraordinário da Sagrada Comunhão e da Palavra e, vice-coordenador da comunidade. Desde 2010, quando mudou para o Jardim São Camilo, serve na Comunidade São Camilo. Exercerá o ministério na Paróquia Sant’Ana e Santa Rita de Cássia sob o lema “Corramos com perseverança ao combate que é proposto, com olhos fixos no autor e consumador de nossa fé Jesus Cristo (Hb 12,1b)”.

José Rodrigues

José Rodrigues é empresário, esposo de Odila e pai de Rogério. Foi Vicentino, serve no Encontro para Noivos, na Pastoral do Dízimo, na Pastoral do Batismo, no Encontro de Casais com Cristo e na Renovação Carismática Católica. Exercerá o ministério na Paróquia Sant’Ana e Santa Rita de Cássia sob o lema “Eis que estou convosco todos os dias (Mt 28, 20b)”.

Luiz Antonio Orsi Bernardes

Luiz Antonio Orsi Bernardes é médico, esposo de Maria Inês e pai de Luiz Felipe, Maria Clara, João Pedro e Paulo Henrique. Foi Irmão do Santíssimo, Vicentino, Ministro da Palavra e coordenador da Pastoral da Pessoa Idosa. Exercerá o diaconato na Catedral Nossa Senhora dos Prazeres sob o lema “Quando ainda estava longe, seu pai o avistou e, foi tomado de compaixão. Correu-lhe ao encontro, abraçou-o e cobriu de beijos (Lc 15, 20b)”.

Luiz Wanderley Lopes

Luiz Wanderley Lopes é representante comercial, formado em Gestão de Agronegócios, esposo de Flávia, pai de Ana Maria e Camila. Na caminhada da Igreja, participou de Grupo de Oração, Pastoral Vocacional, Irmandade do Santíssimo Sacramento, do Conselho Administrativo Econômico, Pastoral dos Irmãos de Rua e foi Ministro da Palavra e da Sagrada Comunhão; participou do Encontro de Casais com Cristo. Exercerá o ministério na Paróquia Nossa Senhora das Graças sob o lema “Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz (São Francisco de Assis)”.

Renato Machado Carriel

Renato Machado Carriel é servidor público municipal; esposo de Cristina e pai de Maíra e Maiara. Foi agente da Pastoral Litúrgica, Pastoral Familiar e Ministro da Palavra quando a comunidade Nossa Senhora das Graças pertencia à Paróquia São Roque. Após a instalação da Paróquia Nossa Senhora das Graças, foi acólito, Ministro da Palavra e das Exéquias, Pastoral do Batismo, Pastoral Familiar e Catequista de adultos. Coordenou a Pastoral do Batismo e dos Ministros. Atualmente, acompanha a Comunidade Jesus Misericordioso no Jardim Leonel, onde estará em contínua missão após a ordenação. Exercerá o ministério na Paróquia Nossa Senhora das Graças sob o lema “Eis que venho fazer com prazer a vossa vontade, Senhor (Sl 39, 8a. 9a)”

Rogério Soares Teles

Rogério Soares Teles é servidor público estadual, graduado em Gestão Pública pelo Centro Universitário Claretiano e graduando em Teologia pela Universidade Católica Dom Bosco. É esposo de Viviane, pai de Davi Augusto e à espera do seu segundo filho (ou filha). Integrou grupo de jovens e a liturgia. Participou da Renovação Carismática Católica e coordenou o ministério de formação, em nível local (cidade de Itapetininga). Participou do Serviço de Animação Bíblica paroquial. Integrou a Pastoral dos Irmãos de Rua e auxiliou no processo de instalação da Fraternidade Toca de Assis, em Itapetininga. É catequista de adultos, pregador e formador. Ajudou na implantação da Pastoral da Comunicação. Representou a Paróquia no Conselho Missionário Diocesano, no Conselho Diocesano de Pastoral e como delegado paroquial no Encontro da Juventude com o Papa Bento XVI, em 2007, em São Paulo. Com a esposa, faz parte da equipe paroquial da Pastoral Familiar, fizeram o Encontro de Casais com Cristo e são instrutores do Método Billings, para o planejamento natural da família. Coordenaram a Pastoral Familiar na Diocese de Itapetininga. Há três anos acompanha e auxilia a Comunidade São Lázaro além de assessorar e auxiliar os coordenadores paroquiais dos ministérios extraordinários (da Sagrada Comunhão, da Palavra, acólitos, cerimoniários e coroinhas). Exercerá o diaconato na Paróquia São Roque sob o lema “Fazei tudo o que Ele vos disser (Jo 2,5)”.

Sérgio Antonio Gonçalves

Sérgio Antonio Gonçalves é esposo de Hebe e pai de Laura e Soraia. Foi coordenador dos ministros, da Festa do Divino, coordenador da comunidade e tesoureiro. Atualmente, é membro da Pastoral do Dízimo e participa do Conselho Administrativo Econômico, é coordenador do Conselho de Pastoral Comunitário, realiza Celebrações da Palavra e coordenador da Pastoral da Esperança. Exercerá o ministério na Catedral Nossa Senhora dos Prazeres sob o lema “Revesti-nos do amor que une a todos na perfeição (Cl 3,14)”.

Taine Lúcio da Silveira

Taine Lucio da Silveira é esposo de Ana Maria de Lara Silveira e pai de Gabriel Augusto. Iniciou suas atividades pastorais na Paróquia São Roque em 1993 no grupo de jovens, participou das equipes de liturgia, é membro atuante da RCC da qual fez parte da Coordenação Local e Diocesana; é coordenador da Pastoral da Saúde e membro do Apostolado da Oração. Foi Ministro da Palavra na Comunidade Cristo Rei e na Comunidade São Domingos de Gusmão e, atualmente, exerce o ministério no Lar São Vicente de Paulo. Auxilia nas preparações da Pastoral do Batismo. Exercerá o diaconato na Paróquia São Roque sob o lema “Tudo por Jesus. Nada sem Maria”.

Tales Macia de Faria

Tales Macia de Faria é advogado e presidente da Comissão de Direitos Humanos da 43ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil – Itapetininga/SP. É esposo de Denise Gomes de Barros e Faria. Na Igreja está na evangelização e formação de leigos na Renovação Carismática Católica há 28 anos; foi Irmão do Santíssimo Sacramento, Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão; Curso de Emaús; Movimento de Cursilho de Cristandade e Oblato Beneditino por 11 anos junto às Irmãs Beneditinas Missionárias de Tutzing. Atualmente, exerce trabalho pastoral junto as comunidades do Campo Grande (Sant´Ana), Estância Conceição (Nossa Senhora Imaculada Conceição), acompanha as Pastorais Sociais da Paróquia Nossa Senhora Aparecida da Vila Camarão, onde exercerá o Ministério Diaconal sob o lema “Todavia, eu estou no meio de vós, como aquele que serve (Lc.22,27)”.

Foto: Divulgação/Escola Diaconal Santo Estevão