Em Pilar do Sul, ordenados dois novos Diáconos para a Igreja

Na última quinta-feira (29/06), na Matriz da Paróquia Bom Jesus do Bom Fim, foram ordenados Diáconos permanentes Antônio Carlos Nicomedes e Christos Archimedes Dodopoulos. A solene Celebração Eucarística teve início com a profissão de fé e o juramento de fidelidade, pelos ordenandos, no salão anexo à Igreja, diante do Bispo diocesano e do livro dos Evangelhos, tendo como testemunhas os Padres, Diáconos, seminaristas e familiares ali presentes.

Durante a homilia, partindo do texto dos Atos dos Apóstolos, primeira leitura da Missa, Dom Gorgônio explicou como surgiu o ministério dos Diáconos na Igreja. Disse também que a missão específica dos Diáconos é tornar presente o Cristo Servo, o Cristo servidor; que toda a Igreja é servidora, na medida em que ela tem essa dimensão diaconal. Mas, tem um ministério que expressa de maneira mais significativa essa dimensão do serviço, que é o diaconato.

O Bispo ainda salientou que a primeira missão do diácono, no serviço da caridade, é incentivar as pastorais sociais, dar uma atenção especial aos mais pobres, ir ao encontro daqueles que estão em nossas periferias geográficas e existenciais, levando carinho aos doentes, aos idosos, levando uma palavra de consolo e esperança, organizando trabalhos de promoção da vida e da dignidade das pessoas. Mas a missão do diácono também é o serviço da Palavra, na catequese, na liturgia da Palavra das Celebrações, na presidência de Celebrações, levando uma mensagem de fé e esperança às Comunidades, orientando, formando e evangelizando.

Ele afirmou também que os diáconos são pessoas que se alimentam e amam a Palavra, que rezam e refletem a Palavra, através da leitura orante, que comunicam e anunciam a Palavra. No serviço da liturgia, os diáconos preparam o povo para a participação na Eucaristia e dos demais sacramentos, podendo administrar também o Sacramento do Batismo e abençoar os noivos no casamento, além de fazerem os sacramentais, como as exéquias e as bênçãos.

Com o término da homilia, os candidatos foram chamados a se apresentar diante da Comunidade, ocasião em que o Padre Ademar Bortoletto, Diretor da Escola Diaconal, pediu a ordenação deles e assegurou a idoneidade de cada um. Após a eleição dos ordenandos, toda a Comunidade rezou por eles com a ladainha de todos os Santos, enquanto eles, prostrados diante do Altar, se entregavam a Deus.

Terminada a oração, Dom Gorgônio impôs as mãos sobre eles e proferiu a prece de ordenação, consagrando-os ao serviço do povo de Deus, de forma permanente. Em seguida, as esposas lhes trouxeram as vestes diaconais, que lhe foram impostas. Como último momento do rito de ordenação, ajoelhados diante do Bispo, os neo-diáconos receberam o livro dos Evangelhos, para que preguem a Palavra de Deus e proclamem o Evangelho, na vida e nas celebrações litúrgicas.

Por fim, assentaram-se a lado do Bispo e dos Padres Elias Soares Júnior e Márcio Mendes Ribeiro, respectivamente, Pároco e Vigário Paroquial da Paróquia Bom Jesus do Bom Fim. Participaram da liturgia eucarística, exercendo as funções próprias do ministério diaconal e auxiliaram na distribuição da Sagrada Comunhão.

Texto: Divulgação/Escola Diaconal Santo Estevão
Fotos: Arquivo Pessoal