Rádio Conexão Católica

EM SÃO PAULO, COMUNICADORES DEBATEM MENSAGEM DO PAPA

A mensagem do Papa Francisco para o 50º Dia Mundial das Comunicações Sociais inspirou os debates promovidos pelo Serviço à Pastoral da Comunicação (SEPAC), no último fim de semana, em São Paulo.

Os diálogos foram mediados pela coordenadora de Cursos no SEPAC, Irmã Helena Corazza, e também contaram com a presença do convidado conferencista, Dom Devair A. da Fonseca, Bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo e Vigário Episcopal para a Comunicação.

Dom Devair analisou a mensagem do Papa Francisco por meio de quatro pontos: construtores de pontes; o compromisso com a verdade; a escuta (saber ouvir); e o bom uso dos meios de comunicação.

Pontes

“O Papa Francisco em sua mensagem convida os comunicadores a serem ‘construtores de pontes’ entre as pessoas, entre os povos e culturas. Eles trabalham buscando a verdade, mas precisam cada vez mais aprende a escutar, para que os meios de comunicação sejam humanizados. Tudo isso só será possível à medida e na proporção em que, cada comunicador se deixar envolver pela misericórdia que vem do Verbo Encarnado”, afirmou.

Dom Vilson Dias de Oliveira, dc, Bispo diocesano de Limeira (SP) e referencial da Comunicação do Regional Sul 1 da CNBB também participou dos debates.

“É preciso superar a cultura da superficialidade e buscar compreender o ser humano na sua totalidade com muita caridade e misericórdia para os dramas que todos apresentam por conta da sua história de vida. Torna-se necessário vencermos as telas do computador e do celular, e caminharmos ao encontro dos irmãos e irmãs que precisam de nós, de nossa presença, de nosso testemunho, de nosso amor e de nossa ajuda”, ressaltou o Bispo de Limeira.