“EMAÚS: COMUNIDADE DE COMUNIDADES” É TEMA DO XI ENCONTRO DO CONSELHO NACIONAL

Os coordenadores e subsecretariados do Movimento de Emaús estiveram reunidos no Espaço Anhanguera, em São Paulo, para o XI Encontro do Conselho Nacional de Emaús (Ecne) que aconteceu entre os dias 23 e 26 de julho. O evento abordou o tema “Emaús: Comunidade de Comunidades” e teve como lema a passagem do evangelho de São João que diz “Que sejam um para que o mundo creia que tu me enviaste” (Jo 17, 21). Estiveram presentes no encontro, o Arcebispo de Sorocaba e presidente do Conselho Nacional de Emaús, Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues, o diretor espiritual do movimento, Pe. Ignácio Pilz e o casal vice-presidente do secretariado nacional, Marcelo e Valéria Eira.

Representantes da Diocese de Itapetininga no encontro

O Conselho Nacional de Emaús é o órgão consultivo do movimento. Para promover o fortalecimento e unidade do movimento, o Conselho promove um encontro a cada dois anos. Este ano o Ecne contou com a participação de 20 subsecretariados arquidiocesanos e a Diocese de Itapetininga foi representada pelo casal, Tato e Regina de Pilar do Sul e pelos jovens, Ângela Celeste e Bruno Caricatti, das cidades de Tatuí e São Miguel Arcanjo, respectivamente.

A abertura do encontro iniciou com a celebração da Santa Missa na última quinta-feira (23) que foi presidida pelo Arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer. Em sua homilia, Dom Odilo motivou os participantes a vivenciar o encontro com o coração aberto.

2580472_20150726_092319O tema do encontro foi desenvolvido por Dom Eduardo e o lema por Pe. Ignácio. Tanto o tema como o lema do encontro foram baseados nos documentos da CNBB. São eles: doc. 94/102 que trata as “Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora”; doc 100 que aborda a “Comunidade de Comunidades: uma nova paróquia” e o Estudo nº 102: “O Seguimento de Jesus Cristo e a Ação Evangelizadora no Âmbito Universitário”.

E a palestra sobre a “Liderança na Comunidade” foi ministrada pelo casal Marcelo e Valéria Eira. Aconteceram também momentos de profundas reflexões, trocas de experiências e esclarecimentos a cerca do movimento.

Com fotos de Emaús/Diocese de Itapetininga.