Encerrada a reunião anual de avaliação e planejamento do Clero de Itapetininga

Terminou nesta quinta-feira (24), a reunião anual de avaliação e planejamento do Clero de Itapetininga. O encontro realizado entre os dias 21 a 24 de novembro, definiu passos importantes na caminhada da Igreja para o próximo ano.

O Encontro de Clero, que acontece anualmente, é um dos eventos de maior importância para a avaliação da caminhada da Diocese e de tomada de decisões por parte dos Padres juntamente com o Bispo.

A reunião aconteceu na cidade de Santos/SP e foi assessorado pelo Padre da Congregação Passionista, José Carlos Pereira, que trouxe como tema central as Comunidades Eclesiais Missionárias.

O Bispo Diocesano, Dom Gorgônio, também fez uma breve reflexão abordando o tema; “Evangelizar: Missão da Igreja e seus desafios”.

Além das palestras,  o encontro foi marcado com muita oração e a celebração diária da Santa Missa presidida por padres da diocese.

Na manhã desta quinta-feira (24), último dia do encontro, a Santa Missa foi presidida pelo Bispo Dom Gorgônio e em seguida os padres fizeram uma explanação dos trabalhos realizados em grupos e apresentaram suas avaliações e projetos .

Este foi um momento significativo, uma vez que os padres, enquanto lideranças, precisam entender de forma ampla a caminhada da diocese, de forma que os trabalhos pastorais nas paróquias permaneçam alinhados com a proposta diocesana, construindo assim,  uma Igreja ainda mais unida.

A fase final da reunião foi a divulgação do calendário dos eventos para o ano de 2023.

Foi muito importante refletir os desafios da evangelização da nossa Diocese, refletir sobre as diretrizes da ação evangelizadora da Igreja do Brasil e procurar concretizar em nossa Diocese as comunidades eclesiais missionárias” comenta Dom Gorgônio.

Ainda de acordo com o Bispo, o encontro além de avaliar e planejar metas para o próximo ano, é também uma grande oportunidade de confraternização e convivência entre os padres.