ECC – Encontro de Casais com Cristo celebra 54 anos de fundação

O Encontro de Casais com Cristo (ECC) celebra nesta quarta-feira (10 de julho) o Dia Nacional do ECC. Instituído em 2021, esta foi uma iniciativa pós-jubileu (1970-2020). A celebração faz memória ao 1º Encontro de Casais com Cristo idealizado pelo Pe. Alfonso Pastore, nos dias 10, 11 e 12 de julho de 1970, realizado na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Pompéia – São Paulo.

Ao longo dos 54 anos de existência, o ECC tem sido um presente de Deus na vida dos casais que dele participam, pois promove a renovação permanente do Matrimônio, o fortalecimento das famílias e os engaja cada vez mais na vida da Igreja. Hoje, o ECC está presente em mais de 800 paróquias espalhadas por todo o Brasil e também em algumas dioceses do exterior. O ECC realiza um trabalho importante na evangelização dos casais e na formação cristã das famílias.

No Documento Nacional do Encontro de Casais com Cristo (ECC) está descrita sua missão no seio da Santa Mãe Igreja. O ECC “é um serviço da Igreja para evangelizar a família, primeiro núcleo da enculturação e da evangelização, ‘Igreja doméstica’ e ‘santuário da vida’, e para despertar os casais para as pastorais paroquiais” (Cap. 1, 1.1).

O trabalho realizado pelo ECC consiste na ação de levar os casais a uma vivência de maneira cristã do Matrimônio, proporcionar aos cônjuges uma inspiração para desenvolver o diálogo sincero entre eles e despertar o casal “para o sentido da vocação religiosa e matrimonial dos filhos, pois a família é ‘sementeira de vocação’”.

O ECC tem como espiritualidade o atendimento dos casais dentro do ambiente de cada paróquia. Por isso é um serviço às famílias de toda a paróquia, despertando-os a viverem o casamento essencialmente cristão, unindo mais os cônjuges em uma relação frutuosa, e incentivando um relacionamento e diálogo mais profundo com os filhos. O ECC, ainda, trabalha a parte formativa com os casais assistidos através de Documentos e Encíclicas da Igreja, como sua Doutrina Social.

De acordo com o fundador deste serviço escola, Pe. Alfonso Pastore: “O Espírito do ECC é a simplicidade, a doação, a oração, a pobreza, a humildade. Este é o caminho de Cristo, de São Francisco. Este é o caminho que liberta o coração e possibilita a fraternidade, que é o sinal do Reino do Pai”.