Encontro de espiritualidade ortodoxa sobre martírio e comunhão em Bose

“Deixe que seja pasto dos animais pelos quais eu poderei chegar a Deus. Eu sou o trigo de Deus, triturado pelos dentes das feras para se tornar o pão puro de Cristo”. As célebres palavras de um Padre da Igreja, Inácio de Antioquia, venerado como Santo pelos católicos e ortodoxos, serão o pano de fundo da Conferência Ecumênica Internacional de espiritualidade ortodoxa, que terá lugar em Bose de 7 a 10 de setembro próximo.

“Martírio e de comunhão” será o tema desta vigésima quarta edição. Os trabalhos serão abertos pelo Prior Enzo Bianchi e pelo Patriarca Greco-ortodoxo de Antioquia e de todo o Oriente Iohannes X Yazigi. No dia conclusivo do encontro está prevista a participação do Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, Cardeal Kurt Koch.

Participantes

Além dos oradores, são esperados representantes oficiais de todas as Igrejas Ortodoxas, da Igreja da Inglaterra, biblistas, teólogos e patrólogos, monges do Oriente e do Ocidente, filósofos e intelectuais.

O encontro ecumênico de espiritualidade ortodoxa pretende oferecer uma oportunidade de fraternal encontro, troca e partilha, na escuta comum da Palavra de Deus e no aprofundamento da tradição espiritual das Igrejas Ortodoxas.

Ecumenismo de sangue

Neste ano – explicam os organizadores – o encontro “pretende iluminar a íntima ligação entre o testemunho dado a Cristo pelos mártires e a comunhão entre as Igrejas, nos seus fundamentos bíblicos e patrísticos, e em particular nas tradições das várias Igrejas Ortodoxas”.

Um tema de grande atualidade, portanto, no contexto das perseguições que muitas comunidades cristãs sofrem ao redor do mundo. Assim como também a experiência ainda recente dos mártires do século XX “é um precioso legado evangélico para todas as igrejas e para toda a humanidade.

“O ecumenismo sangue” – como o chama o Papa Francisco – é portanto um caminho que inesperadamente se abre ao caminho para a unidade dos cristãos.