Encontro de Prefeitos no Vaticano: “Os refugiados são nossos irmãos e irmãs”

Realiza-se nesta sexta-feira (09/12), um encontro de dois dias na Casina Pio IV, nos Jardins do Vaticano, sobre o tema “Europa: os refugiados são nossos irmãos e irmãs”, promovido pela Pontifícia Academia das Ciências.

Tomam parte no encontro Prefeitos de 80 cidades europeias, que chamarão a atenção da mídia internacional sobre a “ameaça à estabilidade mundial representada pelo crescente número de refugiados no planeta, um número que, no momento, supera 125 milhões.

Durante o evento, serão apresentadas e avaliadas propostas que, em seu conjunto, apostam na redução dos riscos de uma espiral de reações catastróficas a curto prazo e ampliam e consolidam os benefícios de reformas a longo prazo.

Os participantes ressaltarão a necessidade de se passar de uma estratégia, baseada na defesa e na guerra, a uma estratégia mais focalizada no desenvolvimento sustentável e global, especialmente no caso dos países desenvolvidos.

No convite de convocação do encontro, lê-se: “Construir mais muros e barreiras não poderá deter milhões de migrantes em fuga da violência, da exclusão, da pobreza extrema, da fome, da sede, das doenças, da seca, de inundações e outros males. Somente a cooperação internacional para a conquista da justiça social pode ser a solução”.

A Pontifícia Academia das Ciências convida os Prefeitos europeus para que coloquem à disposição suas competências para acolher e regularizar todos os migrantes e refugiados. “É necessário que a voz dos prefeitos seja ouvida para promover a construção de pontes e não de muros.”

Não é a primeira vez que Prefeitos de importantes cidades do mundo se reúnem no Vaticano. Em julho de 2015, participaram do Congresso Internacional sobre “Escravidão moderna e mudança climática: o compromisso das cidades”.