Encontro dos Presbíteros da Sub-Região de Sorocaba segue até dia 30

(esq. p/ dir) Dom Julio, Dom Vicente, Dom Bertanha e Dom Manoel

Nesta segunda-feira (27/08) teve início o Encontro dos Presbíteros da sub-Região de Sorocaba. O Arcebispo de Sorocaba, Dom Júlio Endi Akamine presidiu a Santa Missa aos sacerdotes que, foi concelebrada por Dom Vicente Costa, bispo de Jundiaí; por Dom Manoel Ferreira dos Santos Júnior MSC, bispo de Registro e por Dom José Luiz Bertanha SVD, bispo emérito de Registro. O presidente da celebração acolheu os sacerdotes presentes, uma vez que, o encontro se dá em Sorocaba (SP), na Casa de Retiros e Eventos São José, até esta quinta (30).

Logo após a celebração eucarística, Dom Bertanha SVD, partilhou com os padres sobre a Missão Ad Gentes. O bispo emérito de Registro está à frente da organização e estruturação da Missão Pemba, na África, missão esta originária do coração dos bispos do Regional Sul 1 (Estado de São Paulo) da CNBB, em 2017. A Missão Ad Gentes é um decreto que trata da atividade missionária da Igreja e sua vocação para anunciar o Cristo a todos os povos.

Dom Bertanha apresenta projeto aos padres

2º dia

De acordo com a programação, nesta manhã os padres participaram da Santa Missa que foi presidida por Dom Manoel MSC. Ainda no período da manhã serão realizadas duas exposições com os temas “Quem é o Presbítero?” e “Qual é a sua espiritualidade”. A tarde haverá uma breve reflexão em grupos sobre os temas abordados nesta terça (28) e logo após participam da Celebração Mariana com a oração das Vésperas.

Segundo Pe. Sirlei de Oliveira, representante do Presbitério de Itapetininga, o encontro é todo pautado nos temas abordados no Encontro Nacional de Presbíteros que aconteceu em Aparecida (SP) neste ano.

Padres Ricardo, Carlos Eduardo, Gracélio e André Garcia (primeira fila); Marco Antonio, Luis Antonio e Luiz Paulo (segunda fila), Elias e Leonel (ao fundo)

Estão presentes no encontro provincial, os padres Sirlei; Carlos Eduardo de Oliveira; Leonel Aparecido Veríssimo Vieira; Antonio Roberto Rodrigues Pais (Pe Beto); André Luiz Garcia; Tarcísio Gomes Lourenço; Elias Soares Junior; André Vianna; Gracélio de Almeida Tavares; Marcos Donizetti de Souza; Luiz Antonio Machado; Marco Antonio Custódio; Luiz Paulo Batista Braga e Ricardo de Oliveira.

Fotos: Pe. André Garcia/Diocese de Itapetininga