Rádio Conexão Católica

ESCOLHIDO NOVO PREFEITO PARA CONGREGAÇÃO DA EDUCAÇÃO CATÓLICA

Mudança no comando da Congregação para a Educação Católica. O Papa Francisco nomeou prefeito do dicastério vaticano o até então presidente da Prefeitura dos Assuntos Econômicos da Santa Sé, Cardeal Giuseppe Versaldi, 71 anos. O purpurado substitui o Cardeal polonês Zenon Grocholewski, que completou 75 anos.

Originário da região italiana do Piemonte, o novo prefeito fez seus estudos no Seminário de Vercelli e foi ordenado sacerdote em 1967. Cinco anos depois chegou a Roma para completar os estudos, obtendo o mestrado em Psicologia e o doutorado em Direito Canônico na Pontifícia Universidade Gregoriana.

Nos primeiros anos de ministério ocupou-se da pastoral familiar e, sucessivamente, foi pároco em Vercelli – situada na referida região italiana – obtendo, no ínterim, o título de advogado do Tribunal Eclesiástico.

Voltou à Gregoriana para ensinar Direito Canônico e Psicologia e em 1993 tornou-se professor ordinário da mesma. Em 1994, o então Arcebispo de Vercelli, Tarcísio Bertone, o nomeou vigário geral da Arquidiocese, período no qual desempenhou vários encargos.

Em 2007 Bento XVI o nomeou Bispo de Alessandria – no Piemonte. Dois anos depois, Bento XVI nomeou-o visitador apostólico dos Legionários de Cristo, serviço que desempenhou até maio de 2010.

Em setembro de 2011 foi nomeado presidente da Prefeitura dos Assuntos Econômicos da Santa Sé. Por fim, Bento XVI criou-o cardeal no Consistório de 18 de fevereiro de 2012.