Evangelização de menores infratores na Fundação Casa

Este foi o tema do Encontro Estadual da Pastoral do Menor que aconteceu no último sábado (30) em São Paulo, reunindo as Dioceses que realizam o PAR (Programa de Assistência Religiosa) nas unidades da Fundação CASA (Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente) espalhadas em varias localidades do Estado de São Paulo, e que são atendidas por agentes da Pastoral do Menor, que levam o anúncio do Evangelho aos adolescentes privados de liberdade.

Da Sub-Região Sorocaba esteve presente as dioceses de Sorocaba, Itapetininga, Jundiaí e Registro. Representando a Diocese de Itapetininga, esteve o Pe. André Luiz Garcia, responsável pelo PAR na Casa Esperança de Itapetininga, que conta hoje com 80 menores internados nesta unidade.

Durante o encontro em São Paulo, foram transmitidas informações sobre as normativas da Fundação CASA. Também foi traçado um perfil social e psicológico dos adolescentes autores de atos infracionais (crimes cometidos por menores de idade).

padre cortado
Pe. Júlio Lancelloti

Pe. Julio Lancelloti, um dos fundadores da Pastoral na capital de São Paulo, fez uma bela reflexão sobre a Exortação Apostólica Evangelii Gaudium do Papa Francisco, no cap. III, sobre “Uma evangelização para o aprofundamento do querigma