Feira das Boas Ações apresenta criatividade dos jovens católicos em Barcelona

Termina nesta sexta-feira (31) o Simpósio Europeu sobre os Jovens em Barcelona. O evento está sendo acompanhado pelo Papa Francisco, do Vaticano, que já enviou uma mensagem de encorajamento e reflexão sobre os desafios da evangelização: que através do diálogo, “os jovens sejam portadores convictos da alegria do Evangelho”.

O Cardeal Antonio Canizares Llovera, vice-presidente da Conferência Episcopal dos Bispos da Espanha, sublinhou a mensagem do Papa afirmando que os jovens “precisam de Cristo para edificar uma nova humanidade feita de homens e de mulheres que precisam aprender a arte de viver que Ele nos ensina. A Igreja não tem outra riqueza nem outra palavra que Cristo, e ela não pode ser silenciada”.

Nesta quarta (29), os participantes puderam explorar da Feira das Boas Ações, um espaço para “mostrar o dinamismo e a criatividade da Igreja na Europa”, disse Dom Michel Remery, vice-secretário geral do Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE), que promove o evento. Ele explicou que a inspiração parte dos próprios jovens, já que demonstram que “não são somente usuários dos serviços, mas os principais protagonistas da sua pastoral, se adequadamente acompanhados”.

Entre as iniciativas da Feira, destaca-se a “Valeria e o padre” (Valerie um der Priester), uma página no Facebook seguida por mais de um milhão de pessoas. O espaço foi criado por uma jovem jornalista alemã que acompanhou e observou por um ano inteiro a vida de um jovem sacerdote. Um outro canal, o “Espaços de oração nas escolas” (Prayer spaces school), ajuda crianças e jovens a explorar os temas da vida, da espiritualidade e da fé num ambiente dinâmico e interativo.

Todas as ações desenvolvidas na Feira podem ser aprofundadas no site oficial do evento, o symposium2017.ccee.eu, que também está fazendo transmissões via streaming do Simpósio.