Rádio Conexão Católica

Focolares celebram em Loppiano Chiara Lubich e as famílias

No próximo dia 14 de março, será o 9º aniversário da morte de Chiara Lubich. O tema escolhido é a família, com a perspectiva das amplas dinâmicas do Sínodo dos bispos e da exortação apostólica pós-sinodal Amoris laetitia do Papa Francisco. Além disso, este ano é o aniversário de 50 anos de fundação de Famílias Novas, o setor do Movimento dos Focolares fundado em 1967 por Chiara Lubich para o mundo da família.

Chiara via a família como “semente de comunhão para a humanidade do terceiro milênio”, como disse na sua mensagem no Familyfest de 1993, fazendo votos de que “os valores intrínsecos – a gratuidade, o espírito de serviço, a reciprocidade – podem ser transferidos à toda família humana”.

É deste modo que podem-se ler as iniciativas que se realizam ao longo de 2017 em vários países do mundo. A finalidade é colher o percurso de vida e de pensamento destes 50 anos e colocar em luz o valor antropológico e universal das famílias na perspectiva da “família humana”.

O primeiro encontro, com o tema “A família, fonte de esperança e alegria”, foi em Cairo, Egito, com mais de 300 participantes: um programa de festa e testemunhos, em que foi evidenciado o protagonismo dos mais jovens e o relacionamento entre as gerações da família. O do Panamá, “Ser sempre família”, ocorreu no dia 12 de fevereiro: em uma sociedade caracterizada por ritmos frenéticos, mais de 400 pessoas se encontraram no parque urbano para um dia de diálogo, jogos e passeios.

Um evento em escala mundial ocorrerá na cidadela de Loppiano, Florença, de 10 a 12 de março de 2017, com a participação de famílias provenientes dos cinco continentes. No programa, um workshop para pais, filhos e avós. Um grupo especializado dará vida a um seminário cultural no qual se refletirá sobre o “o pacto de reciprocidade na vida familiar, generativo da confiança e da relação”. Será desenvolvido em colaboração com o Instituto Universitário Sophia, e a partir disso, terá início um centro de estudos sobre a família no quadro da atividade acadêmica de Sophia, com o objetivo de aprofundar o contributo da espiritualidade da unidade para a família de hoje.

O programa será transmitido ao vivo por streaming

O momento central do evento de Loppiano será a tarde de sábado, 11 de março, com um programa articulado em três etapas: “Família, trama de relacionamentos”: relações internas do casal, com os filhos, entre as gerações; “O amor, instrumento e resposta às críticas na família”: partilhas de feridas, desafios, dores; “Família, recurso criativo para a base social de cada povo”: redes de famílias, solidariedade e acolhimento, empenho nos confrontos da sociedade. Alternam-se histórias reais de famílias, reflexões e contributos do patrimônio de pensamentos e de vida de Chiara Lubich sobre a família.

Todo ano, o aniversário da morte de Chiara Lubich é, para as comunidades dos Focolares no mundo, uma ocasião de encontro, festa, testemunho e empenho renovado. Portanto, também 2017 vê os encontros multiplicarem-se, de Cingapura a Vilnius (Lituânia), de Sydney (Austrália) a Houston (EUA), de Manaus (Brasil) a Bujumbura (Burundi). Um tipo de constelação que literalmente abraça o mundo e recorda a mensagem de Chiara: “Sejam uma família”.