Por meio de um telegrama enviado ao Prepósito Geral da Companhia de Jesus, Padre Adolfo Nicolás Pachón, Francisco manifestou seu pesar pelo falecimento do Cardeal Roberto Tucci, ocorrido na noite de terça-feira (14).
Francisco expressou suas condolências aos jesuítas, aos familiares e a todos que conheceram e estimaram “o saudoso purpurado”. “Recordo de forma agradecida – escreveu o Papa – a preciosa colaboração por ele prestada por tantas décadas à Santa Sé como Diretor da revista Civiltà Cattolica, perito no Concílio Vaticano II, Diretor-Geral da Rádio Vaticano e, especialmente, como organizador das visitas papais de São João Paulo II fora da Itália”.
O Papa recordou a “vida operosa e dinâmica” do Cardeal Tucci – dedicada à adesão “coerente e generosa à própria vocação, como religioso atento às necessidades dos outros e pastor fiel ao Evangelho e à Igreja, à exemplo de Santo Inácio” –, e eleva “fervorosas orações de sufrágio para que o Senhor o acolha na alegria e na paz eterna”. Por fim, o Pontífice concede sua Bênção Apostólica aos confrades jesuítas, “sinal da minha intensa participação à tristeza comum”.