Rádio Conexão Católica

“FREDERICO, TEU CAMINHO FOI DEVERAS A VIA DA SANTIDADE”, AFIRMOU JOÃO PAULO II

“Frederico, o teu caminho foi deveras a via da santidade.” Foi com estas palavras que o, então, Papa João Paulo II, celebrou a Missa de beatificação de Antônio Frederico Ozanam, fundador da Sociedade São Vicente de Paulo (SSVP), no dia 22 de agosto de 1997 na Catedral Notre Dame, em Paris, durante a XII Jornada Mundial da Juventude. Neste sábado, dia 22, a Igreja faz memória ao aniversário de 18 anos de beatificação de Frederico.

Ainda na homilia da cerimônia, o Santo Padre ressaltou a importância da vocação de Frederico, chamando-o “apóstolo da caridade, esposo e pai de família exemplar, grande figura do laicado católico do século XIX, foi um universitário que assumiu uma parte importante no movimento das ideias do seu tempo”. Dessa forma, o Pontífice convocou os jovens a participar – assim como Frederico – deste caminho de santidade por meio do amor e caridade para com o próximo.

Leia a íntegra da homilia da Beatificação de Frederico Ozanam.

“Homem de pensamento e de ação, Frederico Ozanam continua a ser para os universitários do nosso tempo, professores e estudantes, um modelo de empenho corajoso capaz de fazer ouvir uma palavra livre e exigente, na busca da verdade e na defesa da dignidade de toda a pessoa humana. Que seja também para eles um apelo à santidade!”, afirmou João Paulo II para a juventude que participava da Jornada.

E finalizou: “Oxalá abram melhor os olhos da própria alma às necessidades tão numerosas dos homens de hoje. Compreendam estas necessidades como desafios. Cristo chama-os, cada um pelo seu nome, a fim de que cada um possa dizer: eis o meu caminho!”

SSVP na Diocese

Inspirados pela vocação de Frederico e o carisma de São Vicente de Paulo, a primeira conferência vicentina da Diocese de Itapetininga foi fundada em 1900, em Tatuí, sob o título de Conferência Vicentina Nossa Senhora da Conceição que neste ano completou 115 anos. Em Itapetininga, cidade sede da Diocese, a primeira conferência instalada foi a “Conferência Vicentina Nossa Senhora dos Prazeres” há 107 anos recém completos no último dia 19 de julho. As informações são do 1º Secretário do Conselho Central de Itapetininga da SSVP, Claudio Stucchi.

Em entrevista anterior pela ocasião do aniversário de 107 anos da primeira conferência de Itapetininga, Cláudio destacou que “nestes 107 anos muitas atividades, auxílios, evangelização e promoções humanas marcaram a história e a vida de muitas famílias em Itapetininga. Hoje a estrutura social da SSVP conta com o trabalho árduo de 28 Conferências Vicentinas em diversas comunidades, Casa da Criança São Vicente de Paulo, Lar de Idosos São Vicente de Paulo, Abrigo Nossa Senhora das Graças e Abrigo Nossa Senhora do Monte Serrat”.

Jantar Beneficente

Neste sábado (22) o Conselho Central da SSVP realiza um Jantar Beneficente, a partir das 19h, com música ao vivo, na sede do Conselho. Conforme a presidente do Conselho, Cristina Rodrigues, o evento é tem a finalidade de auxiliar no pagamento das despesas de divulgação do SSVP, evangelização e realização de eventos. O convite para o jantar tem o valor de R$ 15 por pessoa e pode ser adquirido também no local. O evento será no salão do Conselho Central, Rua Pedro Voss, 500, Vila Aparecida (ao lado do SOS), em Itapetininga.

Foto Ilustrativa: Divulgação/Internet