FUTURA PARÓQUIA TERÁ RELÍQUIAS DE SANTOS BRASILEIROS EM EXPOSIÇÃO PERMANENTE

A futura Paróquia Nossa Senhora Aparecida, na Vila Camarão, terá em seu altar as relíquias de três santos em exposição permanente. São eles: Santa Paulina, São Frei Galvão e São José de Anchieta. Os fragmentos de ossos dos santos serão depositados no altar da Igreja no dia de sua dedicação, marcada para o dia 11 de outubro (domingo), às 19h30. Conforme o futuro Pároco, Pe. André Luiz Garcia, as relíquias foram escolhidas por se tratarem de três santos brasileiros.

documentos de autenticidade
Cada relíquia veio acompanhada por um documento que atesta sua autenticidade

A instalação da futura Paróquia e Posse do primeiro Pároco, Pe. André acontecerão no dia 2 de outubro (sexta-feira) às 19h30, na avenida Nisshimbo do Brasil, 1236, Vila Camarão, em Itapetininga (SP).

Veneração de Relíquias

De acordo com o site da Editora Cleófas, “a veneração de relíquias dos Santos tem seu fundamento na própria natureza humana, que tende a guardar com estima os despojos e sinais que lembrem estes queridos já falecidos. No plano da fé esta veneração é corroborada pela convicção de que os corpos dos Santos foram templos do Espírito Santo e instrumentos por Este utilizados para produzir boas obras”.

“A Sagrada Escritura oferece fundamento à prática cristã quando, por exemplo, nos diz que lenços e panos que haviam tocado o corpo de São Paulo eram aplicados aos doentes com efeitos salutares para estes (cf. At 19, 11s); em Mateus, capítulo 9, versículo 20, lê-se que certa mulher enferma tocou as vestes de Jesus, confiante em sua cura, e foi por Jesus curada (…). A Tradição cristã, desde os primeiros séculos, conservou e venerou as relíquias como símbolos dos santos mártires e confessores chamados à Casa do Pai.  Assim se foi consolidando o culto (relativo) das relíquias na Igreja”, ressalta ainda o site.

Fotos: Arquivo Pessoal/Pe. André Luiz Garcia