A futura Paróquia Nossa Senhora Aparecida, na Vila Camarão, terá em seu altar as relíquias de três santos em exposição permanente. São eles: Santa Paulina, São Frei Galvão e São José de Anchieta. Os fragmentos de ossos dos santos serão depositados no altar da Igreja no dia de sua dedicação, marcada para o dia 11 de outubro (domingo), às 19h30. Conforme o futuro Pároco, Pe. André Luiz Garcia, as relíquias foram escolhidas por se tratarem de três santos brasileiros.
A instalação da futura Paróquia e Posse do primeiro Pároco, Pe. André acontecerão no dia 2 de outubro (sexta-feira) às 19h30, na avenida Nisshimbo do Brasil, 1236, Vila Camarão, em Itapetininga (SP).
Veneração de Relíquias
De acordo com o site da Editora Cleófas, “a veneração de relíquias dos Santos tem seu fundamento na própria natureza humana, que tende a guardar com estima os despojos e sinais que lembrem estes queridos já falecidos. No plano da fé esta veneração é corroborada pela convicção de que os corpos dos Santos foram templos do Espírito Santo e instrumentos por Este utilizados para produzir boas obras”.
“A Sagrada Escritura oferece fundamento à prática cristã quando, por exemplo, nos diz que lenços e panos que haviam tocado o corpo de São Paulo eram aplicados aos doentes com efeitos salutares para estes (cf. At 19, 11s); em Mateus, capítulo 9, versículo 20, lê-se que certa mulher enferma tocou as vestes de Jesus, confiante em sua cura, e foi por Jesus curada (…). A Tradição cristã, desde os primeiros séculos, conservou e venerou as relíquias como símbolos dos santos mártires e confessores chamados à Casa do Pai. Assim se foi consolidando o culto (relativo) das relíquias na Igreja”, ressalta ainda o site.
Fotos: Arquivo Pessoal/Pe. André Luiz Garcia