No dia 25 de julho de 2000 nascia o grupo “Boazinhas”, em Itapetininga. Com objetivo de ajudar aos mais necessitados por meio de doações, as “Boazinhas” iniciaram um trabalho social que contava com a organização de 15 senhoras da sociedade. De acordo com Nêta Bueno, uma das fundadores do grupo, atualmente, o grupo conta com o auxílio e doações de mais de 500 pessoas somente em Itapetininga e originou outros três grupos de mesmo nome nas cidades de Alambari, Colina e São Paulo (Bairro da Mooca).
Com o lema ‘fazer o bem, sem ver a quem’, Nêta explica que “para ser uma ‘boazinha’ não é preciso ter religião nem nome importante ou partido político, basta apenas a vontade de ajudar ao próximo”. E o grupo presta assistência a todos os tipos de necessidades, desde alimentação ao trato hospitalar. “Ganhamos sete cadeiras de banho e cinco cadeiras de rodas que são emprestadas para famílias que precisam cuidar de seus doentes em casa”, conta.

Campanha
Atualmente, as Boazinhas estão engajadas em uma campanha para adquirir mais cadeiras de rodas e de banho. Para adquirir uma cadeira nova elas precisam arrecadar 120 garrafas pet cheias de lacres de latinhas.
No último dia 23, os Padres de Itapetininga juntamente com o Bispo Diocesano, Dom Gorgônio, reconhecendo a importância deste trabalho social e assistência prestada por elas às muitas pastorais e movimentos católicos da cidade, se prontificaram a participar desta e de outras campanhas de arrecadação de doações realizadas pelo grupo. As campanhas já estão sendo divulgadas no final das celebrações.
Doações e Novos Grupos
Para Nêta “é uma alegria ver nosso trabalho multiplicado em outras cidades e estamos disponíveis para orientar e auxiliar na formação destes novos grupos. A base de tudo em nossa iniciativa é não ‘mexer com dinheiro’. Não recebemos dinheiro e também não damos, são doados apenas materiais”. As arrecadações são destinadas às entidades, pastorais e movimentos católicos, sopões, comunidades carentes, entre outras instituições.
Os interessados em fazer doações devem entrar em contato pelo fone (15) 3273-2584/99675-1300 ou comparecer na sede das reuniões e depósito do grupo que fica na rua Paulino Correa, 76, na Vila Aurora, (próximo à borracharia Marajá), em Itapetininga.
Foto: Diocese de Itapetininga/Ariana Ayres e Pe. André Garcia