A Catedral Nossa Senhora dos Prazeres de Itapetininga, é um majestoso templo de estilo românico , com formato de cruz latina, com uma torre lateral do lado esquerdo e o batistério do lado direito. Mede mais de dois mil metros quadrados de construção e tem a capacidade para três mil pessoas. Está situada na parte antiga e tradicional da cidade de Itapetininga, onde foi fundada em 1768 por Domingos José Vieira e Salvador de Oliveira Leme.
O lançamento da pedra fundamental desta Igreja realizou-se em 16 de setembro de 1945, por sua Excia. Rvma. Dom José Carlos de Aguirre, primeiro bispo de Sorocaba, sendo Vigário da Paróquia o Cônego Dr. Antônio Brunetti, o idealizador da obra.
O projeto da Igreja é de autoria do renomado arquiteto Dr. Benedito Calixto de Jesus Neto, descendente do notável pintor Benedito Calixto, uma das maiores expressões da arte pictórica nacional. O Arquiteto Dr. Benedito Calixto de Jesus Neto é autor de mais de 300 projetos de Igrejas do Brasil e uma das circunstâncias das mais felizes para nós, é que o autor é também autor do projeto da majestosa Basílica Nacional de Aparecida, sendo a mesma a maior Igreja do Brasil. Dizemos ser a Catedral de Itapetininga “a maquete” da Basílica Nacional.
Podemos avaliar a importância da Catedral Nossa Senhora dos Prazeres como incontestável obra de arte e aí formulamos um voto de louvor ao Cônego Dr. Antônio Brunetti, então vigário de Itapetininga. Este soube escolher o que havia de melhor entre os conhecedores e estudiosos da arte sacra, brindando Itapetininga com este monumento.
A construção durou mais de 20 anos; grande parte da mesma foi executada e terminada na gestão do Cônego Dr. Luiz de Almeida Moraes que foi vigário da cidade por longo tempo e um legítimo continuador da obra projetada pelo Cônego Brunetti, continuada pelo Monsenhor Pires e Cônego Sérvulo de Madureira, também como párocos.
A construção da obra foi supervisionada pelo saudoso Comendador Profº Antônio Antunes Alves, que nela dedicou o melhor de seus esforços.
Os idealizadores da obra, demonstrando grande sensibilidade artística, contrataram o notável escultor Alfredo Oliani para esculpir em madeira a imagem da padroeira, Nossa Senhora dos Prazeres, que encima e ornamenta o altar-mór (na época), a qual é cópia autêntica da imagem da mesma invocação, trazida de Portugal nos meados do século XVIII e que se encontra na Igreja de Guararapes em Recife/PE, com homenagem à Virgem Santíssima pelas duas vitórias sobre os holandeses em 19 de abril de 1648 e 19 de fevereiro de 1649.
Para completar as obras do grandioso templo, foi contratado novamente o escultor Alfredo Oliani para esculpir as maquetes do Calvário e dos quatros Evangelistas que mais tarde foram modeladas em gesso por outro, não menos famoso, artista Gildo Zampol e que hoje ornamenta a nave principal e as duas laterais da Igreja.
Esse trabalho foi entregue a uma comissão presidida por Dona Benedita de Goes Borba (Dona Zica), assessorada pelo Sr. William Yared, já estando entre nós, como Pároco e Rvmo. Padre Mário Donato Sampaio, a quem coube a honra de inaugurar esses conjuntos históricos.
Devemos salientar que Alfredo Oliani, o escultor, possui obras na Pinacoteca de Estado, em vários Museus Nacionais e Praças Públicas de São Paulo, tendo recebido as mais honrosas premiações nos salões nacionais de arte. Por outro lado, o executor das obras, Gildo João Alfredo Zampol, é também um consagrado artista plástico, tendo sido homenageado na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e recebido as mais expressivas láureas nos salões nacionais.
Antonio Arthur de Castro Rodrigues Assessor de Arte Sacra
PS: Esse texto é do Dr. Antonio Arthur de Castro Rodrigues que coletou dados com os livros de história de Itapetininga como “Itapetininga e sua HIstória” de Antonio GAlvão Junior e o livro de Oracy Nogueira – “Família e Comunidade”, alem de obras de Hehil Abuazar “Um adeus em cada esquina “e Alberto Isaac “Vivas Memórias”.
Dr. Antonio Arthur de Castro Rodrigues assessorava o Cônego Luiz de Almeida Moraes em assuntos de artes plásticas, em especial quando da execução das estátuas dos 4 evangelistas e da cena do calvário.
Esse trabalho foi realizado para entrega a Comissão para inauguração das peças esculpidas que se encontra na Igreja Matriz. Quanto a informações artísticas nada a complementar .