Igreja da Multiplicação dos Pães e dos Peixes é reaberta na Terra Santa

A Igreja da Multiplicação dos Pães e dos Peixes em Tabgha, Israel, já está reaberta aos fiéis. Uma cerimônia interconfessional e uma missa marcaram a reinauguração há dez dias. O edifício tinha ficado fechado por quase 20 meses, sendo oito de restauração, devido a um incêndio doloso atribuído aos extremistas judeus em junho de 2015.

O local não tinha apenas sido destruído, porque o incêndio causou uma ferida profunda nas relações entre as comunidades religiosas da Terra Santa, vítimas de fanáticos que não acreditam no diálogo e na convivência e veem nos cristãos e nos muçulmanos os inimigos para caçar. Uma grave incitação ao ódio, muitas vezes denunciada pelo líder dos cristãos que não vão se entregar à violência, como o Pe. Matthias Karl, reitor da Igreja de Tabgha:

“Esse ódio continua, essas atividades anticristãs continuam, em pequenas, mas também em grandes coisas. Continuam a destruir as máquinas dos monastérios, escrevem nos muros do monastério coisas inaceitáveis contra Jesus, contra Maria, contra os cristãos em geral. Existem os fundamentalistas na comunidade hebraica, graças a Deus, porém, é um grupo muito pequeno, mas são esses poucos que são sempre um problema. Em todas a religiões a gente encontra aqueles poucos que criam problemas, que abertamente trabalham ‘contra’ a própria religião: não leem os mandamentos, porque a religião hebraica não dá a possibilidade de agir contra os cristãos. Mas são os fundamentalistas, os extremistas, que querem esta terra do Estado de Israel só para eles e para nenhuma outra pessoa. Não têm o respeito por quem não é hebreu”.