Notícia Destaque Notícias da Diocese

Instalação da Diocese e Ordenação de Dom Gorgônio completam 21 anos

(foto: Paulo Jardim Jr./CorvoMotion)

Dom Gorgônio convida os fieis e todo Clero de Itapetininga a participar da Missa em ação de graças a se realizar nesta sexta-feira (19/07) às 19h30, na Catedral Nossa Senhora dos Prazeres, em Itapetininga (SP).

No dia 19 de julho de 1998 Dom José Lambert (in memorian), então Arcebispo de Sorocaba, presidia na Catedral Nossa Senhora dos Prazeres a Instalação Canônica da Diocese de Itapetininga, a Ordenação Episcopal de Dom Gorgônio e a posse canônica desta Igreja Particular.

Passados 21 anos, “Tudo é graça, tudo é dom de Deus”, afirma nosso bispo ao rever a caminhada diocesana. Os números evidenciam todo trabalho pastoral e missionário desde a instalação.

Conforme levantamento desta Cúria, em 1998, a Diocese iniciara suas atividades com 23 sacerdotes e 16 diáconos permanentes distribuídos em 19 paróquias e 250 comunidades. Este ano, a Diocese instalou recentemente sua 41ª Paróquia e possui 405 comunidades. Hoje, o Clero de Itapetininga conta com 52 sacerdotes e 103 diáconos permanentes. O sacerdote mais idoso tem 90 anos e o mais novo, 30; já o diácono mais idoso tem 92 anos e o mais novo, 35.

No décimo aniversário de instalação, Dom Gorgônio inaugurou o prédio que abriga os departamentos da Diocese até os dias de hoje.

No Seminário Diocesano São João Paulo II, que completa 20 anos de criação em 2019, há 27 seminaristas, dentre estes, dois receberão o sacramento da Ordem, no grau de Presbítero, até o fim do ano.

São frutos também desta Igreja Particular, dois Bispos recém-sagrados: Dom Manoel Ferreira dos Santos Júnior, bispo de Registro desde agosto de 2018 e, Dom José Benedito Cardoso, bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo para a Região Episcopal Lapa empossado há quatro meses.

Celebramos ainda nesta sexta-feira (19/07), o aniversário de dois anos de Instalação Canônica do Tribunal Eclesial de Itapetininga e inauguração das salas.

Louvamos a Deus por tudo isso que nos concedestes e pelo dom da vida de nosso pastor. Que Ele continue a abençoar e conduzir o ministério episcopal de Dom Gorgônio e que renove sobre esta Igreja Particular as suas bênçãos!

Dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto