Instalada a Cátedra Episcopal na Catedral Nossa Senhora dos Prazes

Foi instalada nesta terça-feira (04), na Catedral Diocesana, Nossa Senhora dos Prazeres de Itapetininga, a Cátedra Episcopal, ou seja, a cadeira especial onde apenas o pastor da diocese senta-se.

É da Cátedra que o bispo guia o caminho dos fiéis na fé, na esperança e na caridade.

A Cátedra é um sinal eminente do magistério que cabe a todo Bispo em sua Igreja Particular, e, estando na Igreja Catedral, é sinal de unidade dos que creem na fé que o Bispo anuncia como pastor do rebanho.

A instalação da cátedra episcopal faz parte das obras da Catedral, para as comemorações dos 25 anos da Diocese de Itapetininga. A missa de dedicação da Catedral acontece no dia 1º de julho às 19h30.

Rezemos pelo nosso Bispo Dom Gorgônio, que há vinte e cinco anos, enviado por Deus à Igreja Particular de Itapetininga. De sua Cátedra, conduzido pelo Espírito de Deus na fidelidade ao Evangelho, nos apascente como pai, mestre e pastor.

Cátedra vem do grego, kathedra, de kata (no alto) e hedra (assento). Da mesma raiz é a palavra *cadeira. Chama-se cátedra a um assento solene, com frequência em sentido simbólico. Catedrático é o titular de uma cátedra na universidade. Chamava-se «cátedra do Espírito Santo» ao púlpito donde se pregava. A «cátedra apostólica» ou a «cátedra de S. Pedro» é sinónimo do ministério do Papa. Por exemplo, em 22 de Fevereiro, celebramos a Festa da Cátedra de S. Pedro em Antio¬quia. Quando se diz que o Papa fala «ex cathedra», quer-se dizer que fala a partir da plenitude do seu magistério.