INTOLERÂNCIA É TEMA DA SEMANA PELA UNIDADE DOS CRISTÃOS

“Dá-nos um pouco da tua água”: este é o tema da Semana Nacional de Oração pela Unidade dos Cristãos e Cristãs (SOUC), em andamento no Brasil. O lema é inspirado no Evangelho de São João, que retrata o encontro de Jesus com a mulher samaritana.

A finalidade desta Semana, além de refletir sobre o ecumenismo, é debater os diferentes contextos religiosos do país, abordando, principalmente, a intolerância religiosa.

No site do Vaticano, é possível baixar o  subsídio traduzido em português pela Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

O subsídio foi preparado pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos e pela Comissão Fé e Constituição do Conselho Mundial de Igrejas (CCMI).

Celebração nacional

No hemisfério norte, o período tradicional para a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos por ocasião da Conversão São Paulo. Já no hemisfério Sul, as Igrejas celebram a Semana de Oração entre Ascenção e Pentecostes, que é um momento simbólico para a unidade da Igreja.

No Brasil, o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC) coordena as celebrações da Semana de Oração em diversas regiões do país.