Neste domingo (23) as Irmãs Dominicanas de São José de Ilanz participarão de uma Missa em Ação de Graças ao seu aniversário de 150 anos de fundação. A celebração será presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Gorgônio, a partir das 19h, na Paróquia São João Batista, na Vila São João, em Itapetininga. A Missa faz parte do calendário de atividades programado para as comemorações do Ano Jubilar das Irmãs.
De acordo com a Irmã Dominicana Mariza de Fátima Assis, presidente do Centro Social Irmã Madalena (Cesim), a data foi escolhida por ser o dia emque a Igreja faz memória à Santa Rosa de Lima, uma leiga dominicana que foi canonizada em 1671 e declarada ‘Padroeira da América Latina’. “Santa Rosa de Lima é também a padroeira das Irmãs Dominicanas que moram na comunidade São João Batista (nas proximidades da Paróquia São João), fundada em 1991, em Itapetininga”, explicou.
Segundo a Irmã Mariza, um dos frutos da congregação localizada na comunidade São João foi a criação da Entidade de Promoção Assistencial à Mulher (EPAM) – entidade que cuida de meninas na faixa etária dos sete aos 14 anos. No local, as meninas complementam o horário escolar com a realização de atividades socioeducativas, culturais, artísticas, físicas, esportivas, pedagógicas, de lazer e recreação.
No dia 12 de julho passado, as Irmãs realizaram uma romaria até a Basílica de Nossa Senhora Aparecida onde foi celebrada a abertura oficial a abertura oficial do Jubileu de 150 anos de fundação da congregação das Irmãs Dominicanas de São José de Ilanz. A Santa Missa aconteceu, em Aparecida, às 8h, na presença das Dominicanas de Itapetininga e demais comunidades espalhadas pelo Brasil.
Histórico
A congregação das Irmãs Dominicanas de São José de Ilanz foi fundada em 15 de novembro de 1865, na Suiça, pelas mãos do Pe. João Fidel Depuoz. Vendo o sofrimento do povo com a falta de hospitais e de escolas para meninas, o Pe. João inicia a fundação da obra Amor Divino. Mas nem ele e nem a co-fundadora, Madre Maria Theresia, viram a oficialização do Instituto que só em 1894 foi aprovada seguindo como base a Ordem Dominicana.
No Brasil
No Brasil, a congregação está há 63 anos em funcionamento. E foi fundada por três Irmãs Dominicanas que fugiram da 2ª Guerra acompanhando famílias europeias que vinham se refugiar no país, em Guarapuava, no Paraná. Desta forma, nasceu a obra missionária da congregação com o carisma “Viver o amor misericordioso de Deus com alegria”. Em Itapetininga, as Irmãs se instalaram em 1972 como sede regional da instituição.
Foto: Fanpage/Irmãs Dominicanas de Ilanz