IRMÃS DOMINICANAS INICIAM JUBILEU DE 150 ANOS DE FUNDAÇÃO

No próximo domingo, dia 12, acontecerá a abertura oficial do Jubileu de 150 anos de fundação da congregação das Irmãs Dominicanas de São José de Ilanz. A Santa Missa de abertura do jubileu será realizada em Aparecida, às 8h, na presença das Dominicanas de Itapetininga e demais comunidades espalhadas pelo Brasil. Conforme a Irmã Dominicana Mariza de Fátima Assis, presidente do Centro Social Irmã Madalena (Cesim), as Irmãs de Itapetininga sairão em romaria até Aparecida para celebrar a data.

Histórico

A congregação das Irmãs Dominicanas de São José de Ilanz foi fundada em 15 de novembro de 1865, na Suiça, pelas mãos do Pe. João Fidel Depuoz. Vendo o sofrimento do povo com a falta de hospitais e de escolas para meninas, o Pe. João inicia a fundação da obra Amor Divino. Mas nem ele e nem a co-fundadora, Madre Maria Theresia, viram a oficialização do Instituto que só em 1894 foi aprovada seguindo como base a Ordem Dominicana.

No Brasil

No Brasil, a congregação está há 63 anos em funcionamento. E foi fundada por três Irmãs Dominicanas que fugiram da 2ª Guerra acompanhando famílias europeias que vinham se refugiar no país, em Guarapuava, no Paraná. Desta forma, nasceu a obra missionária da congregação com o carisma “Viver o amor misericordioso de Deus com alegria”. Em Itapetininga, as Irmãs se instalaram em 1972 como sede regional da instituição.

 

Foto: Arquivo/Irmãs Dominicanas