Jovens da diocese celebram Dia Nacional da Juventude em Capela do Alto (SP)

Mais de 2 mil jovens de várias expressões juvenis de nossa diocese celebraram neste domingo (21/10) o Dia Nacional da Juventude (DNJ 2018). Este ano o encontro foi realizado em Capela do Alto (SP) no Centro de Eventos João Mori, no centro do município. Com início às 8h em frente à Paróquia São Francisco de Assis, a juventude presente seguiu em procissão animada pelo Ministério Seráficos e conduzida por Aluísio Roque (SJ/Capela do Alto) até o local.

Ao chegar, segundo o coordenador diocesano do Setor Juventude, Luiz Henrique de Moraes, os participantes foram animados pela Banda Parusia (SJ/Campina do Monte Alegre) e por Marcos Pavel (Comunidade Recado/Tatuí). A pregação foi ministrada pela missionária da Comunidade Recado de Tatuí, Cleidiane Oliveira. Ela pregou sobre o tema do DNJ: “Juventude construindo uma cultura de paz”.

Cleidiane adentrou o tema central do evento mostrando que, na realidade, se a paz que o jovem clama nas ruas não começar dentro de casa, nenhuma paz terá fecundidade real. Em sua pregação, a missionária emocionou os jovens ao mostrar que, o primeiro passo para alcançar a paz é, justamente, colocar Cristo no centro de suas vidas, assim como eles estavam fazendo ali, no DNJ.

Cristo, ao ressuscitar, coloca-se no meio dos apóstolos e proclama “a paz esteja convosco”! Se Cristo não for o centro, toda paz vira algo superficial“, pondera a pregadora. Ao final da pregação, levantou a juventude com a música “Eu Acredito na Juventude”, hit da JMJ Rio 2013 do cantor Nilton Júnior e passou a bola para a banda Parusia que continuou a animação até a apresentação da peça teatral “Por todos os nãos que já dei”, do Ministério Filhos do Céu.

A peça teatral, por sua vez, trouxe de volta a personagem Mc Alicia (da Peça “70×7” do DNJ 2016), dessa vez apresentando a história de sua família. “A jovem que havia levado seus pais e irmãos para Igreja acabou indo embora da cidade para fazer faculdade, mas depois de uma encrenca, foi expulsa e retorna para casa. De volta, ela vê sua família caminhando com a Igreja, mas ela mesma já não frequenta mais e acaba se envolvendo em diversas confusões por seu sonho de ser rica e famosa”, conta o enredo.

“Não importa o que acontecer, não saia da Igreja e não se afaste de Jesus. Não importa como é sua família, nunca a abandone! Essa foi a mensagem principal de “Por todos os não’s que já dei” mostrando aos jovens o valor da família, além da importância de nos entregarmos totalmente a Deus, servindo na Igreja e buscando uma vida de conversão e santidade”, afirma o diretor e escritor da peça, Leonardo Ribeiro.

Os participantes viram ainda a apresentação de um Flashmob com os jovens da Aliança de Misericórdia de Capela do Alto. Para Ana Carolina T. M. Oliveira, coordenadora da Aliança de Misericórdia da cidade, “com ousadia e criatividade [é possível] alcançar o coração dos jovens, vendo que eles estão cada vez mais “modernos” e sedentos de coisas novas. É possível ser feliz e evangelizar através da música e da dança, não precisando provar das tentações do mundo para se divertir! É possível ser jovem, sem deixar de ser de Deus”.

Logo após, Dom Gorgônio presidiu a Santa Missa que foi concelebrada pelos padres Carlos Eduardo de Oliveira, pároco da Paróquia São Francisco de Assis e, Júlio Ferreira de Campos, assessor eclesiástico diocesano do Setor Juventude e pelos diáconos George Jefferson Ribeiro, Jaime Leonardo Ap. Teles de Miranda e Jean Michel de Oliveira Campos.

Ainda após a celebração, a Banda Dominus fez um evangelizashow para os jovens com muita animação, dança e música. Ao final, toda a juventude foi conduzida pelo cantor Léo (Banda Dominus) à Adoração ao Santíssimo Sacramento.

Foto: Setor Juventude/Diocese de Itapetininga