Neste último domingo (21), cinco jovens da Paróquia Divino Espírito Santo de Angatuba receberam o Sacramento do Santo Crisma. A Missa foi presidida pelo nosso Bispo Diocesano Dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto e Co-Celebrada pelo pároco Pe. Rogério José Pereira.
A Igreja Matriz ficou lotada de fiéis que foram celebrar esse momento tão importante para esses jovens.
O Sacramento do Crisma
O Catecismo da Igreja Católica ensina que a Confirmação do Crisma, pertence, juntamente com o Batismo e a Eucaristia, aos três sacramentos da iniciação cristã da Igreja Católica. Nesse sacramento, tal como ocorreu no Pentecostes, o Paráclito desceu sobre a comunidade dos discípulos, então reunida. Também nele o Espírito Santo desce em cada batizado que pede à Igreja o dom do Espírito Santo, dessa forma o sacramento encoraja o fiel e o fortalece para uma vida de testemunho de amor a Cristo.
A Confirmação é o sacramento que completa o Batismo e pelo qual recebemos o dom do Espírito Santo. Quem se decide livremente por uma vida como filho de Deus e pede o Espírito de Deus, sob o sinal da imposição das mãos e da unção do óleo do Crisma, obtém a força para testemunhar o amor e o poder de Deus com palavras e atos. Essa pessoa agora é membro legítimo e responsável da Igreja Católica.
Chama-se Crisma (nas Igrejas Orientais: Crismação com o Santo Myron) por causa do rito essencial que é a unção. Chama-se Confirmação, porque confirma e reforça a graça batismal. O óleo do Crisma é composto de óleo de oliveira (azeite) perfumado com resina balsâmica. O óleo representa a alegria, a força e a saúde. Quem é ungido com o Crisma deve difundir o bom perfume de Cristo (cf. II Cor 2,15).
Fotos: Pascom Paróquia Divino Espírito Santo