Há 13 anos, a cidade de Itapetininga se torna um verdadeiro ponto de encontro de fé, acolhimento e transformação através do retiro Thalita Kum. Este evento, que reúne jovens de diversas localidades, proporciona uma experiência única de encontro com Deus e com a própria missão de vida. Inspirado na passagem bíblica de Marcos 5,41 – “E, tomando a menina pela mão, disse-lhe: ‘Talita kum’, que significa: ‘Menina, eu te ordeno, levanta-te!’”. O retiro deste ano, realizado neste último final de semana, teve como tema “Jovens, Levantai e Andai”, e aconteceu na Escola Elisiário Martins de Melo, no bairro Vila Regina, em Itapetininga, com a participação de 56 jovens.
Durante os dias do retiro, os participantes puderam vivenciar uma programação intensa de espiritualidade, com momentos de animação, oração, pregação, confissão, adoração e a Santa Missa de encerramento, presidida pelo Padre Luiz Fernando, sacerdote e missionário da Aliança de Misericórdia de São Paulo. Cada atividade teve como objetivo levar os jovens a se reconectarem com Deus, reforçando sua fé e seu compromisso com o caminho cristão.
O retiro foi organizado pela comunidade Aliança de Misericórdia, que trouxe o lema “De volta para casa“, inspirado na parábola do filho pródigo, narrada em Lucas 15,24: “Porque este meu filho estava morto e reviveu, tinha-se perdido e foi achado. E começaram a fazer festa.” Este lema reforça a ideia de que, mesmo nos momentos de afastamento e desânimo, sempre há uma oportunidade de retorno ao abraço misericordioso de Deus, um momento de festa no coração de cada um.
Além do retiro Thalita Kum, a comunidade Aliança de Misericórdia mantém uma programação contínua ao longo do ano, com encontros que buscam aprofundar a vivência da fé e promover momentos de oração e reflexão. Para aqueles que desejam fortalecer sua caminhada espiritual, todas as sextas-feiras é realizado um grupo de oração na Casa da Mãe da Misericórdia, localizada na Rua José de Freitas, 292, Vila Piedade. Os interessados também podem acompanhar os eventos da comunidade pelas redes sociais (@aliancamisericordia.itape).
O impacto do retiro Thalita Kum é refletido em testemunhos poderosos como o de Stefany, uma das jovens participantes, que compartilhou sua experiência transformadora:
“Bom, não tenho nem palavras para descrever como foi participar do Thalita Kum. Sem dúvidas, jamais serei a mesma pessoa após esse retiro. Me senti em casa, acolhida pela família Aliança de Misericórdia, e tenho orgulho de dizer que agora faço parte. Sempre tive um desejo enorme de me sentir amada, e eu me senti amada de uma maneira linda no Thalita Kum. Consegui enfrentar meus medos, inseguranças e incertezas sobre a minha caminhada de fé. Eu desejo do fundo do meu coração que outras pessoas possam vivenciar esse retiro, sentir esse amor profundo de Jesus e de Nossa Senhora, poder experimentar o carisma da Aliança, realmente não tem preço. Que ninguém passe por essa vida sem fazer o Thalita Kum. É o melhor retiro que alguém pode fazer durante a sua vida. Não tenho palavras para agradecer a todos que de alguma maneira contribuíram para que acontecesse o Thalita Kum. Jamais esquecerei de nenhum momento que vivenciei, e espero que, através desse testemunho, possa inspirar outras pessoas a fazerem o Thalita Kum. E espero poder servir no dia em que essas pessoas decidirem dar um passo de fé e participarem desse retiro maravilhoso.” — Stefany.
O testemunho de Stefany é apenas um exemplo do poder transformador do retiro Thalita Kum. A experiência oferece muito mais do que momentos de oração; ela proporciona a oportunidade de se reerguer espiritualmente, encontrar força nas adversidades e vivenciar a verdadeira misericórdia de Deus. Para muitos, o Thalita Kum não é apenas um retiro, mas uma nova forma de enxergar a vida, renovada pela fé e pelo amor de Cristo.










