Rádio Conexão Católica

JOVENS PARTICIPAM DE SEMANA MISSIONÁRIA DA JUVENTUDE EM ITAPETININGA

Na noite desta quarta-feira, dia 15, aconteceu a abertura oficial da Semana Missionária da Juventude 2015 (SMJ). Os jovens de toda cidade foram acolhidos por volta das 15h e participaram de uma palestra sobre as missões; às 19h o Bispo Diocesano, Dom Gorgônio, juntamente com o Pe. José Benedito Cardoso celebrou a Missa de Abertura do encontro para os mais de 100 jovens presentes na celebração. A acolhida contou também com a presença de muitos Seminaristas da Diocese de Itapetininga.

Organizado pela Pastoral da Juventude de Itapetininga, a palestra ministrada pela Irmã Dominicana, Jacinta Fátima de Souza, teve como objetivo orientar os jovens missionários no acolhimento, abordagem e realização das missões nas comunidades vizinhas à Paróquia São Roque – ponto de encontro da SMJ 2015. As famílias visitadas nos dias 16 e 17 de julho são das Comunidades São Bento, Bom Pastor, Cristo Rei, São Roque, Sagrado Coração de Jesus, São Lázaro e São Domingos.

SMJ2015_fotoArianaAyres-DiocesedeItapetininga (63)
Dom Gorgônio faz a imposição da cruz missionária aos jovens

“Jovens, vocês estão aqui porque Deus os chamou”, afirmou Dom Gorgônio em sua homilia e destacou que, “Jesus conhece o sofrimento das pessoas e nos convoca a ir ao encontro delas para levar alegria, esperança e fé nestes momentos”.  E para isso, o Bispo ressaltou que, “antes, é preciso nos alimentarmos da Palavra de Deus e nos colocarmos em Sua presença despojados de todo orgulho, autossuficiência ou vaidades, para que renunciando a tudo isso, possamos seguI-Lo”.

SMJ2015_fotoArianaAyres-DiocesedeItapetininga (128)
Grupo ‘Filhos do Céu’ encenam a peça teatral “Jovem, Coragem!”

Dom Gorgônio exortou os jovens a serem pequeninos, a agir com humildade pois, “Deus revela as coisas aos pequeninos” – destacando a passagem do Evangelho do dia. “A mensagem do amor é entendida pelos que tem humildade para reconhecer que Deus ama e está presente em nosso meio”, disse o Bispo. Ele convocou os jovens para que levem “alegria, esperança, a acolher a todos, ser presença amiga, escutar e receber, e desejar a paz às famílias que visitarem. Deus conta com vocês!”. Após a comunhão, o Bispo ainda abençoou a água e a cruz missionária e fez a imposição do objeto nos jovens.

Após a Santa Missa, os jovens louvaram a Deus e pediram a presença do Espírito Santo. Na sequência, assistiram à peça “Jovem, Coragem!”, escrita e dirigida pelo grupo de teatro “Filhos do Céu”, de Itapetininga. As atividades da SMJ 2015 seguem até sábado, dia 18.

Programação

16/07 – QUINTA-FEIRA

14h – Oração inicial na Paróquia São Roque e saída para missões nas Comunidades São Bento, Bom Pastor e Cristo Rei

19h30 – Santa Missa na Comunidade São Bento

21h – Noite de Louvor com Ministério Jovem da RCC Itapetininga