JOVENS RECEBEM OVOS DE PÁSCOA DO PROJETO JOVEM ANSPAZ

O Projeto Jovem Anspaz presenteará 90 jovens neste fim de semana da Páscoa. A Associação Nossa Senhora Rainha da Paz, idealizadora do projeto, atende crianças e adolescentes com idades entre seis e 16 anos, em Itapetininga. O projeto que é realizado aos fins de semana, tem como objetivo oferecer lazer e ser um espaço para evangelização e catequese, conta o coordenador Padre Milton Satiro de Oliveira.

“Aqui eles brincam, participam e aprendem a importância da catequese e da Santa Missa”, conta. Além disso, o projeto ganhou um novo caráter: o de formar bons cidadãos. O Pe. Milton explica que, “com este novo sistema, as crianças vêm todo fim de semana e acumulam ‘pontos’ conforme a frequência de participação nas atividades. E em datas especiais como a Páscoa, elas trocam a pontuação por ‘cheques’ para adquirir presentes”.

Assistidos realizam atividades sob orientação do Pe. Milton em ginásio do Anspaz

Para o idealizador do projeto e responsável pela Associação, o Padre Giuseppe Sometti, a nova metodologia possibilitou trabalhar na criança e no adolescente, questões como: princípios espirituais e econômicos, além da prevenção do tráfico de drogas, da prostituição e até, da dependência digital, tão comum nos dias atuais. “É bonito vê-las felizes por poder adquirir algo para presentear o pai ou a mãe e, até mesmo um vizinho. A criança sai feliz porque percebe que seu esforço valeu à pena. Não foi simplesmente, chegar e receber uma doação”.

A jovem Adriele Caroline dos Santos, 16 anos, que é uma das assistidas pelo projeto confirma que as transformações foram boas. “Antes, nós não tínhamos uma motivação para continuar frequentando o espaço. Mas, com a pontuação aprendemos que com esforço podemos conquistar nossas metas. Aqui (na Associação) encontro o céu. A catequese é o momento que mais gosto de participar porque, encontro conforto e posso partilhar com outros jovens”, relata.

A contadora Dirce Valentim de Souza Thomaz representa um dos grupos que ajuda a Anspaz há 12 anos. “Para nós esta mudança no formato foi um estímulo a mais para continuarmos ajudando estes jovens, porque deixou de ser algo somente assistencial e passamos a transformá-los, tanto espiritualmente como financeiramente. Elas, agora, aprendem valores cristãos também e descobrem que mesmo no sofrimento existe amor e que elas são amadas por Deus. São educadas para a partilha”, revela.

Projeto Jovem Anspaz

O projeto Jovem Anspaz (Associação Nossa Senhora Rainha da Paz) funciona aos sábados, das 14h às 17h e, aos domingos das 8h às 14h, dentro das instalações da Associação, localizada na avenida Dr. Ciro de Albuquerque, 5014, no Jardim Cruzeiro. Para participar, basta comparecer ao local no fim de semana. O projeto é aberto para todos os jovens e é gratuito.

Para realizar doações de alimentos ou de objetos e presente, entre em contato com o Padre Milton pelo fone (15) 99622-5910.

*FOTOS: William Furtado