JUVENTUDE PARTICIPA DE ROMARIA NACIONAL À APARECIDA (SP)

Com o tema “Juventude com Cristo na casa de Maria”, a primeira Romaria Nacional da Juventude organizada pela Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude reuniu jovens de diversas expressões juvenis da Igreja no Brasil. O encontro aconteceu no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida (SP). Aproximadamente 200 jovens partiram da Diocese de Itapetininga para participar da romaria neste fim de semana.

No evento, os Bispos referenciais para a Juventude nos regionais da CNBB dividiram-se, no sábado (9/04), entre as cinco tendas para conduzir catequeses. Na tenda Rota 300, houve catequeses sobre “Espiritualidade da jovem Maria”, “Maria: Mãe das Vocações”, “Ecologia e vida”, “Obras de misericórdia” e “Maria, mãe da esperança”. A tenda Movimentos teve as catequeses sobre os temas “Maria, a Rainha de toda a Criação”, inspirada no parágrafo 241 da encíclica Laudato Si, do Papa Francisco, e “Mãe da Misericórdia ensina-nos a contemplar esse mundo com sabedoria”, com base na bula de proclamação do Jubileu Extraordinário da Misericórdia Misericordiae Vultus.

Na tenda da Pastoral da Juventude, a reflexão foi sobre o tema Missão. No espaço, também houve catequese sobre “Ecologia” e foi abordada a temática da Semana da Cidadania, que está em sintonia com a Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2016 e com o eixo ecologia da Rota 300. As atividades da tenda foram encerradas com uma ciranda pela vida da Juventude.

A primeira catequese da tenda Congregações foi sobre “Espiritualidade da jovem Maria”. O módulo contou com uma feira do carisma e encerrou com a pregação sobre “Maria, mãe da esperança”. A tenda Novas comunidades teve catequese sobre o tema “Juventude em missão com a mãe Aparecida”. Os jovens puderam participar de uma roda de experiência missionária e de momentos de reflexão a respeito da missão, da assessoria e do projeto rota 300. “Maria e a nova evangelização” foi um dos temas da catequese.

Na programação das tendas houve ainda oficinas, talk show, dinâmicas, momentos de partilha, animação, louvor e oração, rodas de conversa e intervenções artísticas.

A programação da noite do primeiro dia de Romaria iniciou com um show evangelizador, apresentado pelo Padre Joãozinho e que contou com vários nomes da música católica.  Após show, houve uma procissão dos jovens com a Imagem de Nossa Senhora Aparecida, passando pela Porta da Misericórdia, até o altar central da basílica, de onde realizaram a meditação dos Mistérios Luminosos do terço. Entre cada mistério, um bispo conduziu uma reflexão.

No domingo, dia 10, os jovens participaram da Missa com os Bispos às 11 horas, na Basílica do Santuário Nacional.

Com informações da CNBB.