Rádio Conexão Católica

Kirill presenteia Francisco por seus 80 anos com ícone de São Serafim

O Papa Francisco recebeu em audiência no sábado (10/12), no Palácio Apostólico, o Presidente do Departamento para as Relações Externas do Patriarcado de Moscou, o Metropolita Hilarion Alfeyev.

Em nome do Patriarca Kirill, Hilarion transmitiu especiais saudações e augúrios ao Santo Padre por ocasião dos seus 80 anos a serem completamos em 17 de dezembro. O Metropolita doou ao Pontífice – em nome do Patriarca – um ícone representando São Serafim de Sarov.

O Papa Francisco – segundo um comunicado do Patriarcado – pediu que fossem transmitidas a Kirill a sua profunda gratidão e fraternas saudações.

O Metropolita e o Papa trataram de diversos temas pertinentes às relações bilaterais entre as duas Confissões cristãs.

O Presidente do Departamento para as Relações Externas sublinhou que os temas do histórico encontro dos Primazes das duas Igrejas, realizado em 12 de fevereiro de 2016 em Havana, permanecem ainda válidos, em particular a situação no Oriente Médio, onde os terroristas continuam a matar pessoas inocentes.

Durante o encontro, as atenções voltaram-se também ao desenvolvimento da cooperação cultural, marcada por uma série de eventos significativos como uma Mostra única das obras-primas de arte sacra italiana dos Museus Vaticanos, aberta em 25 de novembro na Galeria Tretyakov, em Moscou, e o Concerto de música espiritual em 11 de dezembro, em Roma, que teve como protagonistas o Coral sinodal de Moscou e o Coral da Capela Sistina.