LAR SÃO VICENTE DE PAULO CELEBRA 103 ANOS DE HISTÓRIA EM ITAPETININGA

Nesta terça-feira, dia 4, o Lar “São Vicente de Paulo” celebrou seus 103 anos de fundação, em Itapetininga. Fundado em 4 de agosto de 1912 pelos vicentinos da cidade, o Lar São Vicente é protagonista de relevante papel na execução das Políticas Públicas de Proteção Especial à Pessoa Idosa, conta o presidente da entidade, Claudio Stucchi. Para comemorar a data, será realizada nesta quinta-feira (5) às 16h, uma Missa em Ação de Graças no local.

A humanização é um dos pontos fortes desta instituição de longa permanência para idosos (ILPI) ligada à Sociedade de São Vicente de Paulo. A entidade nasceu do Movimento Vicentino no seio da Igreja Católica, porém, seu atendimento é ecumênico, sem qualquer discriminação para com seus assistidos. O Lar de Itapetininga é uma das 696 ILPI’s Vicentinas filantrópicas existentes no Brasil.

O Lar

Conforme Claudio, ao longo de sua história, o Lar sempre obteve auxílio e apoio da população de Itapetininga, do Ministério Público e dos Conselhos Municipais para continuar prestando bons e necessários serviços aos idosos acolhidos, em situação de vulnerabilidade social, sendo muitos destes, abandonados por seus próprios familiares.

Atualmente, o Lar acolhe 85 idosos sob o olhar e a atenção permanente de seus 76 funcionários, capacitados e especializados nesse atendimento integral. Conta com CIPA e Brigada de Incêndio para garantir a segurança patrimonial, dos idosos e dos funcionários.

A equipe técnica interdisciplinar conta com: um gerente geral, uma médica geriatra, duas enfermeiras, um assistente social, uma fonoaudióloga, um nutricionista, dois fisioterapeutas, um profissional de educação física, uma psicóloga e um terapeuta ocupacional. Segundo o presidente da entidade é “uma das mais completas do Brasil, orgulho da instituição”.

Cláudio ressalta que, “a instituição foi totalmente reestruturada e adequada conforme a legislação pertinente, proporcionando assim melhor qualidade de vida e o envelhecimento digno e saudável dos nossos idosos. Entretanto, para que os serviços continuem com a mesma intensidade, precisamos buscar a autossustentabilidade econômica do Lar”.

Para o presidente da instituição estes “são 103 anos bem vividos a serviços dos mais necessitados. Neste momento, lembramos dos dirigentes anteriores que atuaram sempre voluntariamente, dos idosos acolhidos falecidos, dos voluntários que dedicaram suas vidas ao próximo e aos colaboradores que fizeram da partilha seu testemunho de vida cristão”.

Foto: Mike Adas/Jornal Correio de Itapetininga/Arquivo