Macron recebe o título honorário de Protocanônico da Catedral do Papa

É uma história que vem de longe e que liga a Basílica de São João de Latrão à França. E é precisamente por esta razão que na tarde desta terça-feira (26/06), o presidente francês Emmanuel Macron recebeu o título honorário “Protocanônico da Catedral do Papa”.

Devemos retornar ao reinado de Luís XI, que morreu em 1483. O rei doou ao Cabido de Latrão uma importante renda no sul da França. Algum tempo depois, com Enrico di Navarra, deu à Basílica de São João a abadia de São Pedro de Clairac, no sul da França.

Diante de tamanha generosidade, o Cabido de Latrão decidiu conceder a Henrique IV o título de honra protocanônica. O elo particular entre a França e a Basílica de Latrão é testemunhado pela Missa pro natione gallica, que é celebrada em São João em 13 de dezembro, dia do nascimento de Henrique IV.

Com o passar dos anos, a tradição foi renovada e muitos chefes de Estado da França republicana aceitaram a nomeação ao Protocanônico honorário. Os presidentes René Coty, Charles De Gaulle, Valéry Giscard d’Estaing, Jacques Chirac e Nicolas Sarkozy tomaram posse do título recentemente.

Emmanuel Macron, eleito presidente em maio de 2017, foi recebido na manhã desta terça-feira pelo Papa Francisco e na parte da tarde deslocou-se até a Basílica de São João de Latrão, sendo recebido pelo Vigário do Papa para a Diocese de Roma, o arcebispo – e próximo cardeal – Dom Angelo De Donatis.

Depois do discurso de saudação do Vigário, rezaram juntos e leram um texto da Bíblia. No final, Macron assinou os documentos com os quais ele oficialmente tomou posse de seu título.

Fonte: Vatican News