“MINISTÉRIO DE LEITOR E ACÓLITO SÃO SERVIÇOS FUNDAMENTAIS NA IGREJA”, DIZ DOM GORGÔNIO

Os Seminaristas Cristiano José Benedito Chicuta e Márcio Mendes Ribeiro receberam nesta terça-feira (4) o Ministério de Leitor e Acólito. Instituídos pelo Bispo Diocesano, Dom Gorgônio, a celebração eucarística que teve início às 19h30 na Capela do Seminário João Paulo II contou a presença de amigos, familiares, Sacerdotes e Religiosos da Diocese. O Reitor do Seminário e Pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Pe. Ricardo de Oliveira e, o Vigário Geral da Diocese e Pároco da Paróquia São Roque, Pe. José Benedito Cardoso concelebraram a Santa Missa.

MinistérioLeitorAcólito_FotoWilliamFurtado (26)
Seminarista Cristiano ao receber a Palavra de Deus

Antes de iniciar a liturgia da Palavra, Cristiano e Márcio foram chamados pelo Pe. Ricardo a se colocar diante de Dom Gorgônio para receberem o Ministério de Leitor. Na oração de Instituição do Ministério, os Seminaristas foram abençoados e “tornando-se leitores” assumirem-se “proclamadores da Igreja neste ministério especial que é um serviço de fé”. Ao entregar a Palavra de Deus a cada um deles, o Bispo deu-lhes a missão de fazê-la frutificar. Na sequência, Márcio proclamou a primeira leitura e Cristiano cantou o Salmo 117 “Ide vós por este mundo afora e proclamai o Evangelho a todos”.

Na homilia, Dom Gorgônio cumprimentou todos os presentes e afirmou ser um momento especial para o Seminário, pois o “Ministério da Palavra é uma tarefa, um serviço fundamental para a Igreja. São Paulo dizia em sua carta: “Ai de mim se não evangelizar”. Jesus, Palavra de Deus, se fez carne e habitou entre nós para que nos alimentando d’Ele e de sua Palavra, sejamos testemunhos de vida para todos”.

MinistérioLeitorAcólito_FotoWilliamFurtado (53)
Seminarista Márcio recebe o Pão simbolizado na entrega da âmbula

Ao encerrar suas palavras, Márcio e Cristiano foram novamente chamados a se colocar diante do Bispo para receberem o Ministério de Acólito. “Com a missão de auxiliar os Padres e Diáconos e a distribuir  a Eucaristia”, os Seminaristas receberam o Pão Ofertado simbolizado na entrega da âmbula – local onde são depositadas as partículas (a serem consagradas) que serão distribuídas durante a Comunhão.

Após a Comunhão, o Seminarista Márcio agradeceu a presença de todos os presentes, aos formadores do Seminário, Sacerdotes presentes, ao apoio das Paróquias a que ele e Cristiano pertencem e aos familiares. E pediu: “rezemos por todas as vocações de nossa Diocese para que sejam bem encaminhadas”. Palavras que o Reitor, Pe. Ricardo, reforçou.

Fotos: Diocese de Itapetininga/William Furtado