Notícia Destaque Notícias da Diocese

Missa de elevação da Paróquia e Santuário Bom Jesus de Alambari, será neste sábado (19)

Logo de comemoração dos 180 da Paróquia

Neste sábado (19), acontece na cidade de Alambari, a Missa Solene de elevação da Paróquia e Santuário Bom Jesus de Alambari, data que também se comemora os 180 anos da criação da Paróquia no município. A celebração será presidida pelo Bispo Diocesano,  Dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto e concelebrada por diversos Padres da região.

A elevação da Paróquia a Santuário,  foi anunciada pelo Bispo Dom Gorgônio,  durante a última reunião de Presbíteros realizado no Seminário Diocesano São João Paulo II. O pedido foi feito pelo Revmo Pe. André Luiz Garcia, Pároco.

O Pároco Pe. André Luiz Garcia, convida a todos os fieis católicos da região e autoridades, para participarem ao menos pelas redes sociais do novo Santuário. A Santa Missa será as 19h30 e transmitida através da TVI e pelas páginas oficiais do Facebook  da Paróquia Bom Jesus de Alambari e da Diocese de Itapetininga.

Santuário é um título dado pela Igreja a um templo, aonde os fiéis em peregrinação, por algum motivo especial de piedade são atraídos por ser um lugar onde fiéis devotos alcançam graças, transformando-o em um local sagrado da ação poderosa de Deus que recorda na fé a obra salvífica do Senhor. Um dos principais requisitos para uma Paróquia se tornar Santuário é ter peregrinações e romarias de devotos.

Conheça a história

A fé no Bom Jesus nasce a partir de um milagre, quando em 1820, o Major Domingos Afonso, residente em Itapetininga, seguia viagem para Guaratinguetá acompanhado de sua esposa e de seu filho menor de nome Afonso.

Ao atravessar um lajeado, o pequeno Afonso caiu do animal em que viajava, fraturando o crânio e ficando desacordado por muitas horas. Domingos Afonso, e sua esposa comprometeram-se em construir uma capela sob a invocação do Senhor Bom Jesus, se o seu filho recobrasse os sentidos e se restabelecesse da queda que levara. O pequeno Afonso recobrou os sentidos, ficando, logo depois, completamente restabelecido, permitindo assim que caravana prosseguisse. Anos mais tarde, Afonso tornou-se padre.

Em 1830 foi construída a 1ª Capela do Bom Jesus. Em 19 de setembro de 1840 foi elevada a dignidade de Paróquia. Com isto começa o povoamento de Alambari que se tornou um povoado de Itapetininga.

Por dezenas de anos, Alambari recebia centenas de fiéis devotos do Bom Jesus, vindos de diversas cidades da região, que vinham a pé, a cavalo, bicicleta e carros. Mas com o passar dos anos, com a falta de Padre na Paróquia, as romarias foram diminuindo e migrando para Iguape e Pirapora do Bom Jesus que se tornaram Santuários. Porém, tradicionalmente, no mês de agosto, a cidade de Alambari nunca deixou receber romeiros, em números menores, que vem todos os anos agradecer ao Bom Jesus por alguma graça alcançada.

O povo católico de Alambari desde sempre reverenciou o Bom Jesus que se tornou padroeiro da cidade que foi emancipada em 30 de dezembro de 1991. Nos primórdios de sua povoação, o pequeno município teve até o nome de “Alambari do Bom Jesus”.

Missa de elevação a Santuário Bom Jesus de Alambari

Convite especial aos irmãos e irmãs!

Posted by Santuário Bom Jesus de Alambarí/SP on Friday, September 11, 2020

Dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto