Notícia Destaque Notícias da Diocese

Missa de Ordenação Diaconal do Seminarista Felipe será nesta sexta-feira (16) em Itapetininga

Nesta sexta-feira (16), às 19h30, na Catedral Nossa Senhora dos Prazeres em Itapetininga, acontece a Missa de Ordenação Diaconal do seminarista Felipe Maurício Cavalheiro. A celebração será presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto. Vale recordar que, o seminarista recebe o sacramento da Ordem no grau de Diácono de forma transitória, uma vez que, este é um dos passos de preparação para os candidatos ao Presbiterato.

Com o lema “De olhos fitos no Senhor” (cf. Sl 123, 2), Felipe Maurício Cavalheiro é filho de Luiz Carlos Cavalheiro e de Augusta Aparecida Pires Cavalheiro, é natural de Cesário Lange, SP e nascido em 12 de setembro de 1994.

Desde pequeno esteve presente e engajado na vida da Igreja e nas atividades e funções religiosas, como catequese, ministério de coroinhas, vicentinos, e posteriormente como cerimoniário da sua paróquia local (Paróquia Santa Cruz – Cesário Lange). Ao passar dos anos sentiu-se mais inclinado à vocação sacerdotal. O discernimento e o amadurecimento vocacional foi um crescendo a longo prazo.

Ao mesmo tempo que realizava os encontros de discernimento vocacional, promovidos no Seminário Diocesano, no período de 2011-2012, Felipe também se desdobrava nos estudos (Ensino Médio) e no trabalho, empregado em um Supermercado de sua cidade. Mesmo tendo uma rotina um tanto quanto corrida, o jovem vocacionado ainda encontrava em  sua agenda espaços para incluir suas atividades pastorais e religiosas.

Tendo concluído o Ensino Médio, o jovem de 18 anos ingressou ao Seminário no dia 19 de fevereiro de 2013. Entre os anos de 2014-2016 cursou Filosofia na Universidade de Sorocaba (Uniso), e em 2017 até o momento presente faz Bacharelado em Teologia pelo ITSJP  da Arquidiocese de Sorocaba.

Durante todo período de formação seminarística, o futuro Diácono desenvolveu estágio pastoral nas seguintes Paróquias de nossa Diocese:
– 2013-2014: Paróquia Santa Cruz- Cesário Lange;
– 2015-2016: Paróquia São Roque – Campina do Monte Alegre;
– 2017-2018: Paróquia Santa Cruz – Distrito Varginha, Itapetininga;
– 2019-2020: Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus -Tatuí

Será uma grande benção para nossa Diocese celebrar  o dom de Deus e o sim desse jovem. Oremos pelo nosso seminarista Felipe, por nossos outros seminaristas e pelo aumento das vocações. A celebração também será transmitida “ ao vivo” através da página do Facebook da Catedral Nossa Senhora dos Prazeres.

Dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto