Missa de reinauguração da Capela São João do Bemfica é nesta quarta (15)

Nesta quarta-feira (15/08) será reinaugurada a Capela São João do Bemfica, em Tatuí (SP). A Missa em ação de graças às 17h será presidida por Padre Élcio Roberto de Góes, pároco do Santuário Nossa Senhora da Conceição. A Capela, tombada como Patrimônio Histórico e Cultural de Tatuí em 02 de junho de 2002, por meio do Decreto Municipal nº 4.221/02, está situada na Estrada Municipal Moisés Martins, sentido Distrito de Americana. A igreja é considerada o berço do povoado de Tatuí.

A restauração da Capela teve início em 2017 pela Prefeitura Municipal, em meados de abril, logo após o teto vir ao chão e, contou com o apoio do Santuário Nossa Senhora da Conceição. O entorno da Capela foi também revitalizado com obras de paisagismo e infraestrutura. A Família Provazi, através de Alessandro Provazi, filho do dono das terras ao lado da Capela, fez a doação de um espaço para a ampliação do acesso ao principal espaço histórico, cultural e religioso de Tatuí.

Imagem de São João do Bemfica

A imagem bicentenária de São João do Bemfica foi entronizada no Santuário no último dia 5. Ela permanecerá lá, segundo Pe. Élcio, por medida de segurança e poderá ser visitada e venerada pelos devotos. Até o dia 31 de julho, o padroeiro da Capela era conservado no extinto Museu Arquidiocesano de Arte Sacra de Sorocaba, que o devolveu aos fieis tatuianos.

O retorno da imagem do santo e a entrega da Capela restaurada são um marco histórico para a cidade que completou esta semana 192 anos.